Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Correições ordinárias realizadas nas 1ª e 2ª varas e no CEJUSC-JT de Igarassu

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Fábio André de Farias, acompanhado da secretária da Corregedoria Regional, Renata Maranhão e de demais integrantes da equipe realizou, no dia 08 de março, correição ordinária presencial nas 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Igarassu e no CEJUSC-JT Igarassu (Centro de Conciliações da Justiça do Trabalho). 

Participaram da correição o juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Igarassu, Ibrahim Alves Da Silva Filho, o juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de Igarassu, Alexsandro de Oliveira Valério, os diretores de secretaria, Sergio Luiz dos Santos Filho e Roberta Maria Pessoa da Fonseca, o conciliador-chefe do CEJUSC-JT, Luiz Henrique de Assis Menezes, além de demais servidoras e servidores lotados nas unidades envolvidas e na Corregedoria.

Na leitura do resumo da ata da 1ª Vara do Trabalho de Igarassu, destacou-se que a unidade está com o prazo médio de 6 dias da conclusão do processo até a prolação de sentença, abaixo da média do Regional, das Varas da Região Metropolitana e da média nacional. Outrossim, observou-se progressão na comparação dos mesoindicadores: “taxa de congestionamento” e “força de trabalho” em relação ao lapso anterior. 

Já quanto à 2ª Vara do Trabalho de Igarassu, destacou-se o prazo médio de 14 dias da conclusão do processo até a prolação de sentença, abaixo da média do Regional, da média nacional, e das Varas da Região Metropolitana. Observou-se, ademais, progressão na comparação do mesoindicador: “força de trabalho” em relação ao lapsoanterior.

Quanto ao CEJUSC-JT Igarassu, verificou-se que são incluídos, em média, sessenta e seis processos em pauta, sendo trinta do rito ordinário e trinta e seis do rito sumaríssimo, conforme informado pelo conciliador–chefe. Destacou-se que, no período de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024, o percentual de casos conciliados na fase de conhecimento foi de 23,31%, e na fase de liquidação/execução foi de 46,38%. Como boas práticas adotadas, destacou-se a divulgação do telefone celular da unidade, a fim de assegurar um melhor acompanhamento do andamento das audiências do dia, bem como eventuais demandas. 

Ao final, o corregedor concedeu a palavra a todos os presentes, ocasião em que o juiz do trabalho titular da 1ª Vara do trabalho de Igarassu, Ibrahim Alves da Silva Filho, verbalizou agradecimentos ao desembargador corregedor e aos servidores e servidoras da Vara, na pessoa do diretor, pelo trabalho árduo para manter os bons números da unidade. O diretor da Secretaria, Sergio Luiz dos Santos Filho, agradeceu o compromisso da administração do Tribunal em tentar solucionar os problemas, destacando a proximidade do trabalho desenvolvido pela Corregedoria junto às Varas, inclusive dando voz para que os servidores se manifestem. Ressaltou a importância do diálogo no desempenho da Equipe. Agradeceu também às mulheres, pelos valores que trazem consigo, e a todas e todos pelos trabalhos desenvolvidos na unidade e pelo compromisso.

Já o juiz do trabalho substituto da 2ª Vara do Trabalho de Igarassu, Alexsandro de Oliveira Valério, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, não somente no dia de hoje, mas todos os dias. Verbalizou agradecimentos pela receptividade da equipe da vara e se colocou à disposição para ajudar a unidade no que for preciso. O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Igarassu, Ibrahim Alves da Silva Filho, presente à reunião de Correição, e em nome do desembargador Fernando Cabral de Andrade Filho, anteriormente juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Igarassu, parabenizou toda a equipe pelo trabalho desenvolvido, na pessoa do antigo diretor Marcos José Siqueira Silva, também presente à reunião. A atual diretora da Secretaria, Roberta Maria Pessoa da Fonseca, ressaltou que, para além dos problemas ora enfrentados pela Unidade, os servidores e servidoras estão dando o máximo para a continuidade dos trabalhos. O antigo diretor Marcos José Siqueira Silva manifestou emoção em ter passado os últimos vinte anos nas Varas do Trabalho de Igarassu e agradeceu por tudo que viveu nesse tempo.

Relativamente ao CEJUSC-JT, consoante previsão em Edital de Correição, registrou-se a ausência justificada da juíza coordenadora, Maria Consolata Rego Batista, assim como a presença do juiz supervisor e coordenador suplente, Ibrahim Alves da Silva Filho e do conciliador-chefe Luiz Henrique de Assis Menezes, que  verbalizaram agradecimentos às colaboradoras e aos colaboradores da unidade. Este ressaltou a mudança pela qual está passando o CEJUSC-JT e que, com a ajuda da equipe, estão conseguindo realizar um trabalho renovado. 

Por fim, o desembargador corregedor encerrou as atividades proferindo elogios às equipes e aos magistrados das Varas do Trabalho, bem como às integrantes e aos integrantes da equipe de Correição do Regional.
 

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto e foto (cortesia): Corregedoria Regional do TRT-6