Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec)

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT) é o órgão responsável pelo desenvolvimento da política judiciária de tratamento adequado das disputas de interesses no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). Atualmente é coordenado pela desembargador Sergio Torres Teixeira, vice-presidente do TRT6. Vinculados ao Nupemec-JT, foram criados os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs-JT).

Os Cejuscs-JT são as unidades responsáveis pela realização de conciliação e mediação de processos em qualquer fase ou grau de jurisdição, inclusive naqueles pendentes de julgamento perante o Tribunal Superior do Trabalho, os quais, neste caso, são submetidos ao Cejusc do 2º grau.

No âmbito deste Egrégio Sexto Regional, o Nupemec-JT foi criado pela Resolução Administrativa nº 11/2017, alterada pelas Resoluções Administrativas nº 01/2019, 08/2019, 01/2020 e 18/2022.

Relação dos Cejuscs

Portal da Conciliação explica como partes e advogados/as podem solicitar uma audiência para tentativa de acordo, além de trazer informações como telefones, números de WhatsApp, e-mails, endereços e a jurisdição de cada um desses Cejuscs-JT. O Portal está disponível no endereço: https://www.trt6.jus.br/portal/quero-conciliar.

Estatística

O sistema Observatório TRT6 apresenta vários dados estatísticos do Tribunal, inclusive sobre a quantidade de conciliações. Acesse em: https://aplicacoes.trt6.jus.br/odt/.

Legislação e regulamentação

Mais informações

A conciliação está presente na Justiça do Trabalho do país. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho mantém uma página eletrônica dedicada a difundir esta forma de solucionar o processo, cujo endereço é: http://www.csjt.jus.br/web/csjt/conciliacao-trabalhista