Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE ELEGE NOVOS DIRIGENTES


Dirigentes do Tribunal da 6ª Região (TRT-PE) para o biênio 2015/2017: corregedor Ivan Valença, presidente Gisane Barbosa de Araújo e vice-presidente Virgínia Canavarro


Os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) foram eleitos nesta sexta-feira (17), durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno realizada na sede do Regional, no Bairro do Recife. Por unanimidade, o Plenário, composto por 19 desembargadores do Trabalho, elegeu a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo para o cargo de presidente, a desembargadora Virgínia Malta Canavarro para o de vice-presidente e o desembargador Ivan de Souza Valença Alves para o cargo de corregedor regional do Trabalho. 
 
Os eleitos irão substituir os desembargadores Ivanildo da Cunha Andrade (presidente), Pedro Paulo Pereira Nóbrega (vice-presidente) e Virgínia Malta Canavarro (corregedora). A nova administração assume a gestão do TRT-PE para o biênio 2015/2017, com cerimônia de posse prevista para fevereiro do ano que vem.
 
Antes da votação, dois desembargadores elegíveis renunciaram ao direito de concorrer aos cargos. Por motivos familiares, a desembargadora Valéria Gondim optou pela abdicação. “Neste momento, eu não poderia me dedicar integralmente às atividades da administração”, explicou.
 
Com aposentadoria compulsória em 2015, o atual vice-presidente, desembargador Pedro Paulo Nóbrega, abriu mão do direito de concorrer a cargos, atitude amplamente elogiada pelo Pleno do Tribunal, como evidenciam as palavras do atual presidente Ivanildo Andrade: “Eu registro aqui a grandeza da atitude do desembargador Pedro Paulo que durante estes 13 anos dedicados ao Tribunal em muito contribuiu com a sua atuação”. 
 
Dessa forma, ao lado da desembargadora Gisane Barbosa de Araújo –  por ordem de antiguidade, a primeira apta à eleição, inclusive sem considerar a renúncia dos dois desembargadores à concorrência –, submeteram-se a votação os desembargadores Virgínia Malta Canavarro e Ivan de Souza Valença Alves. 
 
Após a votação, o desembargador Ivanildo Andrade destacou a responsabilidade a ser assumida pelos novos administradores. “Eu me regozijo com os colegas, certo de que todos os obstáculos serão aplainados. Muitos serão os desafios e as dificuldades, mas estou certo de que os colegas terão o discernimento sobre o que é mais adequado à instituição”, avaliou.   
 
Presidente eleita, a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo agradeceu a confiança do Tribunal Pleno e parabenizou a vice-presidente e o corregedor eleitos. “Agradeço aos colegas pela confiança e me sinto lisonjeada pela escolha. A emoção que sinto hoje é diferente das que acontecem nas outras sessões, é um misto de satisfação e responsabilidade. Assumirei com o compromisso de tentar bem desenvolver as funções”, disse.
 
As palavras de agradecimento também marcaram o discurso da vice-presidente Virgínia Canavarro e do corregedor Ivan Valença. “Quero agradecer o reconhecimento e a confiança e dizer que espero que o bom clima de amizade se renove na nova gestão”, assinalou a magistrada. Citando um antigo provérbio, o novo corregedor destacou o desejo de exercer a função com sabedoria: “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”, disse.          
 
A votação foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da Sexta Região (Amatra VI), André Machado, e pelo procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Pedro Serafim.     
 
Conheça o perfil dos novos dirigentes:

Desembargadora presidente Gisane Barbosa de Araújo

Gisane Barbosa de Araújo
 - tomou posse como juíza do Trabalho substituta em janeiro 1987, tendo exercido a titularidade das Varas Trabalhistas de Petrolina, Palmares, Escada, Goiana, 2ª de Jaboatão e 9ª, 17ª e 12ª do Recife. Em agosto de 2001, foi promovida, por merecimento, para o cargo de desembargadora. Participou em Comissões de Concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 2003 e 2009. Foi corregedora do TRT-PE durante o biênio 2011/2013. 

Desembargadora vice-presidente Virgínia Malta Canavarro
 
Virgínia Malta Canavarro ingressou na Justiça do Trabalho em 1973, como oficial de administração. Em 1980, foi aprovada no concurso público para juiz do Trabalho substituto, sendo nomeada juíza titular em 1986 e exercido a Presidência das Varas do Trabalho de Palmares, Catende, Cabo, Nazaré da Mata e 2ª e 18ª Varas do Recife. Assumiu o cargo de desembargadora do trabalho em 2002, pelo critério de antiguidade. Foi corregedora no biênio 2013/2015.
 

Desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves 
 
Ivan de Souza Valença Alves tomou posse como juiz do Trabalho substituto em janeiro de 1987, tendo exercido a titularidade das Varas Trabalhistas de Penedo, Escada, Cabo, 8ª, 5ª e 14ª VTs do Recife. Em 2002, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT-PE. Presidiu a 1ª Turma no período de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2009. Integrou a comissão organizadora do XVIII Concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da VI Região.
 
Texto: Jaqueline Fraga
Fotos: Stela Maris