Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Palestrantes discutem a importância da investigação do acidente de trabalho


Professor Fabrício Varejão em palestra sobre investigação de acidentes

Dezesseis trabalhadores morrem no Brasil todos os dias vítimas de acidentes laborais, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número alarmante foi apresentado pelo professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Fabrício Varejão, durante a palestra A importância da investigação e análise de acidentes do trabalho na dinâmica prevencionista. O encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (27), no Golden Tulip Recife Palace, no Recife, integrou o bloco temático trabalho seguro na indústria e faz parte do I Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro. 
 
O professor Fabrício Varejão tratou da necessidade de investigação criteriosa dos acidentes de trabalho como forma de auxiliar a prevenção. O palestrante abordou os conceitos básicos de incidente, acidente de trabalho e doença do trabalho; explicou a diferença entre perigo, risco e dano; e detalhou as metodologias investigatórias do acidente, entre outros aspectos. “O acidente dá avisos de que vai acontecer. O incidente é o acidente que está prestes a acontecer. É preciso estar atento a todos os detalhes, porque estamos tratando de vidas. Quando, infelizmente, o acidente acontece, o principal objetivo da investigação e da análise é contribuir para a prevenção da ocorrência de acidentes”, destacou.


Congressistas debateram a importância da investigação criteriosa de acidentes
 
Com vídeos e fotografias verídicas de acidentes, o professor também deu exemplos dos erros cometidos no ambiente de trabalho. “Eu não gosto de sensacionalismo, mas eu não consigo falar sobre acidente de trabalho sem mostrar essas imagens. A morte está banalizada. O problema do acidente de trabalho é gravíssimo. É preciso de a sociedade começar a debater o tema e ter consciência da situação alarmante a qual estamos expostos todos os dias”, alertou o professor Varejão.


Participantes trouxeram experiências cotidianas a respeito dos acidentes de trabalho
 
Na sequência do evento, ainda nos debates sobre segurança do trabalho na indústria, ocorreram duas palestras sobre a questão dos trabalhadores expostos ao amianto. O I Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro continua durante a tarde desta quinta, com o bloco temático sobre terceirização. Três palestras serão realizadas até as 18h, quando o encontro será encerrado. O evento é organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6).
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Stela Maris