Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Tribunal presta homenagem aos desembargadores Acácio Caldeira e Dinah Figueirêdo

Desembargadores homenageiam Acácio Caldeira e Dinah Figueirêdo

Após quase 30 anos dedicados à Justiça Trabalhista, os desembargadores Acácio Júlio Kezen Caldeira e Dinah Figueirêdo Bernardo se despedem do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Os magistrados tiveram suas aposentadorias concedidas no último 1º de abril.

Nesta terça-feira (5), em cerimônia realizada na sede do TRT-PE, no Recife, Acácio e Dinah foram homenageados por magistrados e servidores do Regional, além de procuradores e advogados que atuam no Estado. Na ocasião, a presidente do TRT, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, ressaltou a dedicação dos colegas ao longo de suas trajetórias na magistratura trabalhista. “Essa pequena homenagem de entrega da toga será singela, porém sincera homenagem do nosso Tribunal aos dois desembargadores que tanto engrandeceram a nossa Casa e que ainda poderão contribuir de outras formas”, disse.

Usado durante as sessões plenárias, o traje pertence, agora, aos recém-aposentados.  O gesto representa o respeito pelos serviços prestados à Justiça Trabalhista. Além disso, os desembargadores receberam placa de homenagem agradecendo pelos anos consagrados ao TRT6. Durante a cerimônia, a presidente Gisane Araújo também desejou votos de sucesso na nova trajetória: “Ambos têm planos futuros e esperamos, então, que essas novas etapas e esses novos caminhos sejam percorridos com êxito, como foi a carreira da magistratura dos dois juízes”. “São nomes que orgulham a nossa Casa, orgulham os familiares e os servidores com quem trabalharam”, acrescentou.

Desembargador Acácio Caldeira recebe toga da desembargadora Eneida Melo (primeira à esquerda) e desembargodra Dinah Figueirêdo recebe da desembargadora Nise Pedroso (centro)

Para o desembargador Acácio Caldeira, a carreira como magistrado foi expressiva: “Passou muito rápido, mas valeu porque a função social do trabalho na magistratura aparece de forma muito significativa”, avaliou, ressaltando a alegria com que recebeu a homenagem.  “Fiquei emocionado, principalmente pela possibilidade de conviver no momento fraterno com colegas juízes, representantes do Ministério Público, advogados e servidores”, disse.

Presidente Gisane Araújo entrega placa de homenagem ao desembargador Acácio Caldeira

A desembargadora Dinah Figueirêdo também se mostrou lisonjeada pela homenagem. “Eu fiquei muito feliz, o Tribunal é um pedaço da minha família. Foram muitos anos aqui porque antes de juíza eu fui servidora por seis anos. Então, a toga e a placa são uma representação material da minha carreira”, pontuou. Para a magistrada, a trajetória na Justiça Trabalhista foi bastante gratificante: “Foi um momento de muita dedicação, muito sacrifico pessoal, mas extremamente compensador”, avaliou.

Presidente Gisane Araújo entrega placa de homenagem à desembargadora Dinah Figueirêdo

Conheça a trajetória dos desembargadores

Acácio Júlio Kezen Caldeira nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou a faculdade de Direito. Formado pela Universidade Federal Fluminense em 1981, é pós-graduado em Direito do Trabalho. Ingressou no TRT da 6ª Região em 1987, após ser aprovado no concurso público para o cargo de juiz do trabalho substituto. Foi promovido por merecimento a juiz titular em 1988, tendo presidido as varas do trabalho de Palmares, Catende, Limoeiro, Ipojuca e a 1ª de Jaboatão dos Guararapes. Em 2005, foi promovido também pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador.

Dinah Figueirêdo Bernardo nasceu em João Pessoa (PB). Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ingressou no TRT-PE em 1980, quando assumiu o cargo de auxiliar judiciário após aprovação em concurso público. Em 1988 tomou posse no cargo de juiz do trabalho substituto, sendo promovida a juíza titular em 1989. Presidiu as varas do trabalho de Salgueiro, Pesqueira, Catende, Vitória de Santo Antão, Igarassu e a 15ª do Recife. Foi promovida para o cargo de desembargadora, pelo critério de antiguidade, em 2009.

Texto: Jaqueline Fraga

Fotos: Stela Maris