Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

R$ 8 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas através de conciliações



O Núcleo de Soluções Consensuais de Conflitos – Núcleo de Conciliação – do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) encerrou 136 processos através de acordos amigáveis, destinando 8,08 milhões de reais ao pagamento de dívidas trabalhistas, no primeiro semestre de 2015. Banco Itaú S/A, Celpe, Cidade Alta Transportes e Turismo Ltda., V&S Segurança Patrimonial Ltda., Itron, Hospital Alpha e HSBC Bank Brasil foram algumas das empresas que buscaram a instituição em busca de conciliações.


Equipe do Núcleo de Conciliação, coordenada pelo juiz Eduardo Câmara (terno)
 
Coordenado pelo juiz Eduardo Câmara, o Núcleo de Conciliação conta com o apoio de três servidores do TRT-PE e é uma importante ferramenta para promoção da justiça social. “É crescente a busca das partes pela conciliação, pois cada dia mais cientes de seus benefícios, além de resolver o processo, é fundamental para pacificar a relação entre as mesmas, muitas vezes desgastada em decorrência de um longo litígio. Há uma crescente procura dos advogados, das empresas e dos reclamantes, solicitando a designação de audiência para tentativa de conciliação. Enxergo com grande entusiasmo essa busca, que demonstra o interesse das partes em resolverem as demandas da melhor forma possível, mesmo em época de crise”, destaca, o magistrado.
 
Além dos 136 processos encerrados no primeiro semestre, o Núcleo coordenou, em Pernambuco, a I Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Durante o evento, realizado entre 16 e 20 de março, em todas as unidades judiciárias do estado, 1.300 ações foram encerradas, com 10 milhões de reais destinados a saldar dívidas de empresas com trabalhadores.
 
Para buscar a conciliação, empregados e empregadores podem se dirigir diretamente à Justiça do Trabalho – Vara onde tramita o processo – a qualquer momento e solicitar a homologação de acordo ao Juízo. Uma das partes também pode solicitar o agendamento da audiência de tentativa de conciliação, preenchendo um formulário disponível AQUI.
 
Serviço
 
Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região
 
Telefones: (81) 3454-7941 / 3273-2423 / 3273-1316
Local: No segundo andar da Ala Sul do Fórum Advogado José Barbosa de Araújo (Sudene)
Endereço: Praça Ministro João Gonçalves de Souza, s/n, bairro do Engenho do Meio, Recife (PE)
 
Texto: Francisco Shimada
Ilustração: Gilmar Rodrigues
Foto: Stela Maris