Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

1ª VT de Nazaré da Mata soluciona mais de 3.200 processos e cumpre Meta 1 do CNJ


Equipe da 1ª Vara do Trabalho de Nazaré da Mata

Comparados aos 3.104 distribuídos em 2014, a 1ª Vara do Trabalho (VT) de Nazaré da Mata conseguiu resolver 3.237 processos de conhecimento e, com isso, cumpriu a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A unidade judiciária também se destaca pela redução dos prazos para a marcação de audiências, como observou o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, em atividade correcional ordinária realizada em 12 de agosto para cumprimento do Edital de Correição 05/2015.
 
Sob a titularidade do juiz Robson Tavares Dutra, à frente da unidade há 12 anos, e com o apoio dos servidores, a 1ª de Nazaré da Mata atingiu a Meta 1 do CNJ em 104,2% ao encerrar 3.237 antigas ações com relação às 3.104 ajuizadas ano passado. Com isso, a VT, localizada na Zona da Mata Norte do estado, apresentou o maior número de processos resolvidos entre todas as unidades do Regional pernambucano, atualmente formado por 70 varas e dois termos.
 
Em um ano, comparado o atual desempenho aos dados da correição realizada em 2014, a 1ª de Nazaré ainda reduziu significativamente os prazos para a marcação de audiências. O rito ordinário passou de 80 para seis dias (redução de 92,5% no tempo de espera); o sumaríssimo de 56 para seis dias (redução de 89,2%); e a instrução de 315 para 209 (redução de 33,6%). 
 
A célere prestação jurisdicional observada na 1ª VT de Nazaré também é resultado das práticas adotadas pelo Juízo. Na unidade, a citação postal prevalece em relação ao uso da Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais (CPE); as certidões e os despachos possuem múltiplos e sequenciados andamentos, independente de novas conclusões; e a ata de acordo tem efeitos diversos, incluindo alvarás liberatórios, execução imediata no caso de impedimento e arquivamento sumário após adimplemento. 
 
Encerramento – Depois da passagem por Nazaré da Mata, a correição segue para o total cumprimento do Edital 05/2015 com inspeções no Termo Judiciário de Floresta e na VT de Serra Talhada até esta quarta-feira (19). Já de 1º a 29 de setembro, o desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves e a equipe correcional visitarão unidades judiciárias instaladas em Caruaru, Limoeiro, Timbaúba, Goiana e São Lourenço da Mata para cumprimento do Edital 08/2015.
 
Notícia relacionada
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos
Foto: Equipe de correição