Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Arte, entusiasmo e alegria no show em homenagem ao dia do servidor

Presidente Gisane Araújo abre evento do dia do servidor
 
 
Em comemoração ao dia do servidor, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realizou na noite dessa quarta-feira (26), no teatro Marco Camarotti (Sesc de Santo Amaro), no Recife, o show Tem arte no TRT.  O espetáculo teve como atrações artistas que são servidores do Tribunal.
 
Na abertura do evento, a presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo, parabenizou os servidores pela passagem do seu dia e agradeceu o empenho dos que fazem o Regional, que obteve desempenho máximo, alcançando 100% de produtividade no ano de 2015, segundo o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), divulgado, no início do mês, no Relatório Justiça em Números 2016 – ano base 2015 - do CNJ.  Ainda na abertura, a presidente homenageou entidades ligadas ao TRT-PE que incentivam e apoiam a cultura, entregando um diploma de reconhecimento à Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Astra6) – em nome do presidente, Ubiratan Marques – à Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (AAPJUSTRA) – em nome de Antônio Marcelino – e ao Centro Cultural Paulo Cabral de Melo – representado por Telma Andrade.
 
 
Exibição de imagens do projeto Memória viva 
 
 
A amostra de fotografias Memória viva, concebida e executada pela servidora do Núcleo de Comunicação Elysangela Freitas e que registra imagens dos vinte servidores há mais tempo em atividade do Tribunal, abriu o Tem arte no TRT.
 
 
 
Patrícia Solis, do gabinete da desembargadora Nise Pedroso, foi a primeira atração musical da noite. Com parte do repertório do show Morab​eza – palavra cabo-verdiana que quer dizer delicadeza – , Patrícia interpretou canções que traduzem o saudosismo e o romantismo, unindo as semelhanças da música popular de Cabo Verde e do Brasil. Numa interpretação de forte teatralidade, a cantora, acompanhada de Rodrigo Cavalcanti (violão) e Diogo Lopes (percussão e bateria), trouxe a saudade, o amor, a melancolia e o além-mar, revelando nuances do universo feminino.  Servidor aposentando, Calazans, teve participação especial, fazendo duetos de músicas do nosso cancioneiro romântico com Patrícia Solis.
 
 
Du​eto. Patrícia Solis convida Calazans
 
 
 
Na sequência, subiu ao palco Ana Elizabeth Japiá, da Escola Judicial, que encenou o monólogo Aviso da Lua que menstrua, baseado no poema homônimo de Elisa Lucinda. O texto, que dá voz ao universo feminino, ganhou interpretação própria com o gestual e a expressão intensos de Ana Elizabeth. A apresentação teve sonoplastia de Cristiano Ferraz, que fez ainda percussão em interpretações de Patrícia Solis. 
 
Voz às mulheres. Ana Elizabeth interpreta Aviso da Lua que menstrua
 
O virtuosismo instrumental do violonista Teles Júnior, 1ª Vara do Recife, veio em seguida. Teles executou canções icônicas da Música Popular Brasileira, para as quais fez novos arranjos. Ele foi acompanhado de Pita Cavalcanti (bateria) e Júnior Cavalcante (baixo).
 
 
Novos arranjos. Teles Júnior e banda
 
 
Depois, o poeta Eugenio Jerônimo, do Núcleo de Comunicação, trouxe uma amostra do espetáculo Humor na Feira, que está sendo montado com Zelito Nunes, sob a direção e com produção de Rogério Robalinho (Companhia de Eventos). O autor fez um recital de poemas que se filiam à linha humorística.
 
 
Humor e sátira. Eugenio Jerônimo 
 
Com um repertório autoral inspirado no forró, Hélio Donato - da 1ª Vara de Ribeirão – foi a última atração musical do evento. Cantando músicas recentes e também do início da carreira, quando gravou os primeiros discos, Hélio mostrou uma leitura contemporânea do ritmo nordestino sem se afastar da matriz tradicional. Acompanhado ao violão e com um trio – Marcelo Feira Nova (sanfona), Edilson Ferreira (cajon, zabumba e vocal) e Marcelo Deodato (pandeiro, triângulo e vocal), Hélio chamou ao palco Telma Andrade, servidora aposentada, que fez uma participação especial, cantando músicas de Luiz Gonzaga.
 
 
Releitura do forró. Hélio Donato com a participação de Telma Andrade
 
 
Finalizando o show, o passista Ferreirinha, Setor de Material, dançou frevos improvisando coreografias para músicas do carnaval pernambucano, executadas pela banda de Hélio Donato.  Ao final, a plateia, formada por servidores, juízes e desembargadores, além de convidados, que teve ativa participação aplaudindo e incentivando os artistas  o tempo todo, caiu no passo a convite de Ferreirinha.
 
 
 
Improviso. Ferreirinha no frevo
 
 
Na área que dá acesso ao teatro foi montada uma exposição com telas dos artistas plásticos do TRT-PE André Queiroz, Célia Campelo, Dirce Camargo e Fabiano Marques.
 
Cores e formas. Quadros de artistas plásticos do Tribunal 
 
A apresentação do espetáculo foi feita por Charlane Monteiro, da Escola Judicial. Compuseram a equipe técnica Felipe Oliveira – roadie; Vinicius Barros, – engenheiro de som e Sávio Uchoa – iluminação.
 
O show Tem arte no TRT contou com o apoio da ASTRA6, APJUSTRA e Centro Cultural Paulo Cabral de Melo.
 
 
 
Confira cobertura fotográfica no Flickr:  http://bit.ly/2efcU9j
 
 
 
Texto: Eugenio Jerônimo 
 
Fotos: Elysangela Freitas/Simone Duarte