Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Começa 4ª Semana de Conciliação

Acordo. Na mesa de conciliação, partes buscam uma solução negociada

Quem tem processo na Justiça do Trabalho e quer tentar um acordo pode procurar, de hoje (21) a sexta (25), as unidades judiciárias distribuídas por todo o estado para agendar uma audiência. No período, o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT6) está promovendo a Quarta Semana Nacional de Conciliação, para incentivar a solução negociada entre trabalhadores e empregadores.

Para o coordenador do Centro de Conciliação do Fórum do Recife (Cejusc), "A Semana de Conciliação busca uma mudança de paradigma da sociedade. A gente quer que as partes se percebam como atores efetivos na solução das questões trabalhistas, que o Estado não seja o ente exclusivo da decisão", explicou o magistrado.


O mutirão acontece nos três centros de conciliação (Cejuscs), localizados nos fóruns do Recife, Jaboatão e Olinda, nas 70 varas do TRT6 e no Cejusc de segundo grau para os processos que estão tramitando na 2ª instância.

Só no Cejusc do Recife já estão agendados 300 processos e a estimativa inicial é de que os números cheguem a 1.500 em todo o estado. Esse quantitativo deve crescer porque as partes interessadas na composição de uma solução podem comparecer – juntas - mesmo sem marcação prévia a um dos centros de conciliação ou à vara onde corre o processo. O agendamento pode ainda ser feito pelo site do Tribunal.

Ampla Divulgação - A imprensa está repercutindo a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, informando ao público como participar do mutirão.

Cobertura. Diversos veículos mostram às pessoas as vantagens da concilição 

Programa Bom dia Pernambuco destaca Semana da Conciliação 

Link de matéria relacionada

Texto/Fotos: Eugenio Jerônimo 

Arte: Gilmar Rodrigues