Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco contribui para trabalhos e eventos acadêmicos

Fotografia da fachada do prédio do Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco  

O acervo documental preservado pelo Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é fonte de pesquisa para estudantes de cursos de pós-graduação. O material compõe o Projeto Memória e História e está disponível para consulta pública, diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Laboratório Memória e História do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) no quarto andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da UFPE – sito na Cidade Universitária, Recife – PE.

O material foi utilizado pela mestranda Camila Maria de Araújo Melo, na construção de sua dissertação “Entre dois senhores: o patrão e a fome – As greves dos trabalhadores rurais no município do Cabo de Santo Agostinho-PE (1966-1968)” e pela, também estudante de mestrado Suzane Araújo, em sua abordagem sobre os dissídios dos metalúrgicos em Pernambuco entre 1970 e 1985.

O estudante de pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba Ademir Bezerra de Melo Júnior realizou pesquisa nos processos para redigir o seu “Lutas Repressão e Conquista: Trabalhadores Rurais na Junta de Conciliação e Julgamento de Nazaré da Mata no contexto do golpe civil-militar (1963-1970)”, ao passo que Thulio Francisco Aragão, do programa de pós-graduação da UFPE, recorreu ao Memorial para extrair dados sobre a classe trabalhadora dos engenhos de Pernambuco na época dos dissídios coletivos de 1946 a 1956. O projeto acadêmico busca traçar um paralelo entre a situação econômica dos estabelecimentos da agroindústria e sua relação com a violência envolvendo representantes dos sindicatos rurais do estado.

Além disso, a Chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do Tribunal, Marcília Gama da Silva, proferiu a palestra “Memória Institucional e Importância das Políticas de Gestão Documental para as Instituições Públicas” no I Seminário Política de Gestão Documental da Universidade de Pernambuco (UPE), que ocorreu entre os dias 8 e 9 de agosto, no auditório do Edifício Confúcio, no bairro da Madalena, Recife-PE.

Gama também participou do o XII Encontro Nacional dos Profissionais de História da Associação Nacional de História, 2018, no simpósio temático de número 3, cujo tema foi: Controles Múltiplos: diferentes estratégias de enquadramento do DOPS-PE – às ideias, aos intelectuais, aos artistas e a classe trabalhadora em Pernambuco – um estudo comparado com os processos trabalhistas do TRT6 nos anos de chumbo. O evento aconteceu no dia 9 de agosto, no Centro de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Memorial da Justiça do Trabalho em Pernambuco

Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 3510. Boa Viagem, Recife PE;

Telefone: (81) 3326.8136;

E-mail: memorial[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão

Foto: Divulgação