Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE homenageia desembargadores André Genn e Valéria Gondim

Os desembargadores recém-aposentados André Genn e Valéria Gondim receberam homenagens por suas atividades judicantes no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). A cerimônia, que aconteceu nesta terça-feira (28), na sala de Sessões do Pleno, foi prestigiada por desembargadores, juízes, gestores e servidores da Corte.

Indicada pelo presidente do Tribunal, desembargador Ivan de Souza Valença Alves, para prestar o reconhecimento aos homenageados, a desembargadora Gisane Barbosa de Araújo lembrou a trajetória dos magistrados no Regional, ressaltando que eles, pelo comprometimento, firmeza e responsabilidade, deixam um belo exemplo de equilíbrio, humildade e serenidade em suas decisões.

Emocionado, o desembargador André Genn expressou seu sentimento ao encerrar 39 anos de atividade na Justiça do Trabalho. “Durante esse percurso, estive determinado a honrar a toga de magistrado e o nome do Regional, buscando atuar com bom senso, independência e coragem, atributos indispensáveis ao exercício de nossa nobre e difícil missão. Chego neste momento especial com a paz do dever cumprido, de ter trilhado o caminho que entendi correto e com o mesmo cuidado de todos os dias com o jurisdicionado, razão de existência de nossa instituição. Posso olhar para trás e dizer: valeu a pena!”

Agradecendo a deferência, a desembargadora Valéria Gondim relatou a experiência profissional perante a Justiça do Trabalho e o aprendizado habitual com os casos, advogados, partes e servidores. “Nesta longa dedicação à encantadora atividade judicante, descobri que abracei a carreira certa. Como magistrada, procurei respeitar a toga, que agora passa a integrar meu rico acervo de memórias, pois temos responsabilidade pelo presente e futuro, inclusive quando legamos aos novos integrantes da magistratura exemplos que espelham a importância institucional do Poder Judiciário junto à sociedade, que clama por solução efetiva de conflitos”.

Presidente Ivan Valença e desembargadores aposentados Pedro Paulo, Josélia Morais, André Genn, Ana Schuler, Valéria Gondim e Márcio Rabelo

Natural do Recife, André Genn de Assunção Barros graduou-se pela Faculdade de Direito do Recife, exercendo a advocacia trabalhista até 1987, quando ingressou como juiz do Trabalho substituto no TRT-PE. Atuou nas varas do Recife, Paulista, Catende, Escada, Nazaré da Mata, Cabo, Barreiros, Garanhuns, Maceió e Caruaru. Em 2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador, tendo participado de diversas comissões, a exemplo das de Regimento Interno e de Uniformização de Procedimentos. Exerceu os cargos de vice-presidente (2009-2011), de presidente (2011-2013) e diretor da Escola Judicial (2013-2017). Fez parte do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, representando os TRTs do Nordeste (212-2014), foi membro do Conselho Consultivo da Enamat (2013-2015) e atuou como desembargador convocado na 7ª Turma do TST (2014-2015).

Natural de Presidente Bernardes (SP), Valéria Gondim Sampaio é graduada pela Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após aprovação em concurso público para a magistratura, tomou posse no TRT-PE, em 1987, como juíza do Trabalho substituta. Exerceu a titularidade nas varas do trabalho de Pesqueira, Belo Jardim, Goiana, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Olinda e 16ª do Recife. Em 2002, a magistrada passou a integrar a segunda instância de jurisdição, sendo promovida a desembargadora pelo critério de antiguidade. No período de 2010 a 2013, foi a primeira gestora regional do Programa Trabalho Seguro em Pernambuco, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho. E no biênio 2015-2016, integrou a Comissão de Regimento Interno.

Confira mais fotos da homenagem

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas