Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

EJ6 promove palestra sobre qualidade de vida e gestão do tempo

Fotografia de pessoas assistindo a uma palestra

“Qualidade de vida e gestão do tempo” foi tema da palestra do professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) Mário César Ferreira, realizada na manhã desta quarta-feira (29), na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Voltada para servidores e estagiários, a formação foi promovida pela Escola Judicial (EJ6).

Segundo o conferencista, “a gestão do tempo é um desafio cotidiano, que transcende o indivíduo”, ressaltando que diversos aspectos podem impulsionar ou refrear a sensação de bem-estar no ambiente laboral. Dentre os fatores que podem elevar esse sentimento, apontou: a percepção de fazer um trabalho útil, com zelo e que traga satisfação; exercer as atividades em local de trabalho confortável, ergonômico, com boa qualidade de recursos e suporte; ambiente onde haja cooperação, solidariedade e reconhecimento entre os colegas e os superiores, e que dê oportunidade de crescimento profissional e equidade de oportunidades.

Já as situações mais prováveis de gerar mal estar podem ser: a precariedade das condições de trabalho (insalubridade, periculosidade, desconforto, inflexibilidade); o controle excessivo do superior hierárquico e a restrição à liberdade; a imposição de tarefas repetitivas, a segregação dos trabalhadores entre aqueles que criam e planejam e aqueles que somente executam, além de outras, mais conhecidas, como assédio moral, precariedade na comunicação, desarmonia e falta de reconhecimento.

O professor pontuou também a importância de se combaterem essas situações, vez que a continuidade desse mal estar pode levar às doenças e aos acidentes laborais. Trazendo esse aspecto para o caso do TRT-PE, defendeu ser essencial uma análise dos motivos de afastamento dos magistrados e servidores, para que a instituição possa atuar de forma mais precisa, no sentido de reduzir ou anular agentes nocivos à segurança e saúde no trabalho. No final, os participantes puderem fazer perguntas ao palestrante.

Mais fotos no Flickr do Tribunal

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas