Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Setembro Amarelo: palestra no TRT-PE aborda Prevenção ao Suicídio

A psiquiatra Carla Zambaldi comentou os números do suicídio no Brasil 

A Seção de Saúde Mental, ligada ao Núcleo de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), realizou, na tarde dessa quinta-feira (27), na Sala de Sessões do Pleno, a palestra “A Importância da Prevenção da Vida”, como parte da Campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de promover um debate sobre suicídio, fatores de risco e como agir nessa situação.

O evento foi aberto oficialmente pela diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), Katia do Rego Barros. Em seguida, a médica psiquiatra do TRT-PE Carla Zambaldi deu início às explanações, comentando dados estatísticos sobre o problema: no mundo, são registrados mais de 800 mil casos, representando a 2ª causa de morte entre jovens. E no Brasil, são cerca de 11 mil ocorrências, a 4ª razão de falecimento entre adolescentes. Ela explicou também os principais fatores de risco associados ao suicídio, como transtornos de humor (36% dos casos), uso de substâncias (22%), esquizofrenia e ansiedade, entre outros.

A psicóloga Roberta Luna explica que o suicídio é um problema complexo

Na sequência, falaram as psicólogas Roberta Luna e Michelle Rangel. Segundo as especialistas, o suicídio é um problema complexo, para o qual não existe uma única causa, resultando de uma complexa interação de fatores biológicos, éticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. As psicólogas listaram pontos de como ajudar nessas situações: manter uma conversa tranquila em lugar reservado com a pessoa, ouvir atentamente e entender os sentimentos através de empatia.

A psicóloga Michelli Rangel fala quem é o público mais sucestível ao problema

As palestrantes lembraram que o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia, através do número 188, chat (www.cvv.org.br/) ou pessoalmente. Aqui no Recife, o CVV atende na Av. Manuel Borba, 99/102 - Boa Vista.

Setembro Amarelo

Promovida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), desde 2015, a Campanha busca promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e a cor para representar a data foi escolhida por causa da história de Mike Emme, jovem americano, de 17 anos, que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro Mustang 68 amarelo. Familiares espalharam fitas amarelas com mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problema semelhante, iniciando assim a campanha de prevenção ao suicídio "yellow ribbon". Saiba mais em: www.campanhasetembroamarelo.com.br

Saúde Mental

A Seção de Saúde Mental do TRT-PE promove ações preventivas permanentes no sentido de equilibrar a saúde mental e emocional de magistrados, servidores e seus dependentes, visando à motivação, melhoria da qualidade de vida e promoção de um melhor desempenho das atividades, com otimização da prestação jurisdicional. O atendimento é realizado através de demanda espontânea, encaminhamento por médicos ou solicitação da Segep. A unidade presta atendimento de apoio, coaching em Saúde, desenvolvimento de equipes, cursos de colaboração gerativa, mediação de  conflitos, relacionamento interpessoal, emagrecimento e oficinas vivenciais, além de desenvolver projetos de pesquisa em  Saúde Mental, organização da corrida em homenagem à mulher e a campanha de vacinação contra HPV.

Confira a Cartilha Informando para Prevenir (.pdf 1.63 MB), do CFM e da ABP

Mais informações:

Seção de Saúde Mental

3225-3496 (Sede)

3454-7932 (Imbiribeira);

saudemental[at]trt6.jus[dot]br

Veja mais fotos do evento

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas

Fonte: ABP e CFM