Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Lançamento do Alvará Eletrônico do PJe da Justiça do Trabalho nesta quarta-feira (07)

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu sessão solene para o lançamento do nacional do Alvará Eletrônico do PJe da Justiça do Trabalho, na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), na manhã desta quarta-feira (07).

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Regional do Trabalho Pernambucano em cooperação com a Caixa Econômica Federal e sob a supervisão do Comitê Gestor do PJe na Justiça do Trabalho, desenvolveu o Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF-Caixa), um módulo da nova versão do PJe, para tornar mais rápida e segura a emissão de alvarás. O sistema poderá ser habilitado por qualquer vara trabalhista do país, a partir de 19 de agosto, data de conclusão do cronograma de implantação da versão 2.4 do PJe em toda a Justiça do Trabalho.

Fotografia do ministro Brito Pereira falando ao microfone

“Um sonho convertido numa realidade muito desejada e bem-vinda”, ressaltou o Ministro Brito Pereira

“Representa uma vitória para a Justiça do Trabalho”, celebrou o presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho, na abertura do evento. O magistrado salientou que a nova tecnologia permitirá maior integração dos dados bancários vinculados aos processos judiciais, mais segurança na emissão dos alvarás e também facilidade para o credor receber seu dinheiro. As varas do trabalho poderão consultar em tempo real o extrato de uma conta judicial, aferindo os valores já depositados e as datas desses pagamentos.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, Ministro João Batista Brito Pereira, deu continuidade à solenidade, afirmando que o SIF representa mais um avanço da Justiça do Trabalho em termos de modernização, celeridade processual e sustentabilidade. “Tenho dito que a natureza agradece cada instrumento eletrônico que se utiliza, pois nós precisamos diminuir, a cada dia, o uso do papel”. O Ministro relembrou o surgimento da demanda pelo sistema e o esforço das várias pessoas envolvidas no projeto: “É um sonho convertido numa realidade muito desejada e bem-vinda”, concluiu.

Fotografia do servidor Anderson Andrade falando ao microfone

Analista de TI Anderson de Souza Andrade apresenta funcionalidades do SIF

O superintendente da Caixa Econômica, Mário Augusto Pereira de Oliveira Júnior, por sua vez, falou sobre a parceria prolongada entre a instituição bancária e a Justiça Trabalhista e destacou: “Hoje, estamos reunidos para inserirmos no calendário da história mais um passo conjunto, no caminho da modernização, eficiência e desburocratização da prestação jurisdicional trabalhista”. Coube ao analista da Seção de Análise e Especificação de Sistemas Anderson de Souza Andrade apresentar as funcionalidades do sistema.

A Caixa Econômica Federal promoveu a entrega de troféus de agradecimento e homenagem ao ministro João Batista Brito Pereira, ao desembargador Valdir Carvalho e ao superintendente Mário Augusto Pereira de Oliveira Júnior, bem como a representantes das equipes de Gerência Nacional do Poder Judiciário, Suporte e Integração dos Tribunais, Técnica do TRT6, Técnica do CSJT, Gerência Nacional de Aplicativos e Coordenação Nacional de Desenvolvimento de TI.

Música de projeto social - A solenidade teve a apresentação da Orquestra de Câmara do Alto da Mina, que desde outubro de 2017 recebe o apoio do TRT-PE, por meio de acordo de cooperação assinado entre as duas instituições. O projeto social, com sede nos Bultrins (Olinda/PE), atende cerca de 50 crianças e adolescentes carentes da comunidade homônima e tem como regente o maestro Israel França.

Após reger a Orquestra, o maestro entregou placas de homenagem ao ministro Brito Pereira, ao desembargador Valdir Carvalho e a Adriana Gondim (procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco) em que as crianças do Alto da Mina consignaram profunda gratidão ao TRT-PE, TST e MPT pela relevante contribuição prestada ao projeto social.

Fotografia de sete autoridades sentadas em uma mesa. Atrás delas estão o Brasão da República e as Bandeiras do Brasil e Pernambuco

Dispositivo de honra da solenidade de Lançamento do Alvará Eletrônico do PJe da Justiça do Trabalho

Dispositivo de honra - Compuseram a mesa da solenidade o presidente do TST e CSJT, Ministro João Batista Brito Pereira; o presidente do TRT-PE, desembargador Valdir Carvalho; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Mário Augusto Pereira de Oliveira Júnior; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Adriana Gondim; o juiz auxiliar da Presidência do TST, Fabiano de Abreu Pfeilsticker; o comandante da 7ª Região Militar, general-de-divisão Pedro Paulo de Mello Braga; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região, juíza Laura Botelho. E os desembargadores do TRT-PE Dione Nunes Furtado da Silva (vice-presidente), Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino (corregedora), Eneida Melo Correia de Araújo, Gisane Barbosa de Araújo, Virgínia Malta Canavarro, Ivan de Souza Valença Alves, Nise Pedroso Lins de Sousa, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, Maria do Socorro Silva Emerenciano, Sergio Torres Teixeira, Paulo Alcantara, Maria das Graças de Arruda França, Solange Moura de Andrade e Milton Gouveia da Silva Filho.

Coletiva - Às 9h desta quarta-feira (07), antes do início da solenidade, o ministro Brito Pereira recebeu a imprensa para falar sobre o Alvará Eletrônico do PJe.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRT-PE no You Tube, agora disponível de forma gravada.

Confira o álbum de fotos.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.

Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Helen Falcão

Fotos: Elysangela Freitas