Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Autoridades do TRT-PE participam do I Congresso Trabalhista de Pernambuco

Fotografia de oito homens de terno, em pé, posando para a câmera

O desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Valdir Carvalho, participou, na noite desta quinta-feira (29), da solenidade de abertura do I Congresso Trabalhista de Pernambuco. Organizado em parceria pela Escola Superior Superior de Advocacia (ESA-PE), Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP) e seccional OAB de Caruaru, o evento lotou o auditório do Senac, atraindo uma plateia formada por autoridades públicas, advogados e estudantes da região. Também compuseram a mesa de honra o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro aposentado Carlos Alberto Reis de Paula; o diretor da Escola Judicial (EJ-TRT6), desembargador Ivan Valença; além das magistradas do Trabalho Andréa Keust e Márcia de Windsor Nogueira, representando, respectivamente, as presidências da Amatra6 e da Esmatra6. A cerimônia, comandada pelo presidente da OAB-PE, Bruno Batista, contou com a presença da prefeita do município, Raquel Lyra, além de presidentes, diretores e representantes de escolas e associações ligadas ao universo da advocacia trabalhista.

Na conferência de abertura, que escolheu como tema central os Desafios da Advocacia Trabalhista, palestrou o presidente nacional do OAB, Felipe Santa Cruz. Ele fez uma análise do atual panorama para o exercício da advocacia, denunciando os ataques que vem sofrendo o Direito do Trabalho, especialmente depois da aprovação das recentes reformas legislativas. Destacou que a livre iniciativa e o trabalho são institutos igualmente protegidos pela constituição, mas as alterações focaram apenas no trabalhador. “O que aconteceu no Brasil, no final do governo Temer, foi na verdade uma reforma anti-processual. Seu objetivo foi negar e dificultar ao máximo o acesso do trabalhador e dos advogados à Justiça”, alertou Santa Cruz. Em seguida, coube à desembargadora do Trabalho do TRT-SP Ivani Contini Bramante abordar o tema Rumo do Direito do Trabalho Frente as Reformas Neoliberais. Encerrando a programação do primeiro dia, o procurador aposentado do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) Everaldo Gaspar discorreu sobre Metamorfoses e Crises nas Relações Individuais e Coletivas de Trabalho: as Respostas da Teoria Crítica à Efetividade dos Direitos Sociais.

O  I Congresso Trabalhista de Pernambuco prossegue nesta sexta-feira (30), contando com palestras de magistrados do TRT6. No segundo painel da manhã, a partir das 10h30, o desembargador do Trabalho Eduardo Pugliesi discorre sobre As Inovações Disruptivas e o futuro do Trabalho e a juíza do Trabalho Márcia de Windsor Nogueira apresenta a palestra A Proteção do Emprego, da Saúde e da Privacidade do Trabalhador Frente os Desafios do Futuro. À tarde – após a participação do ministro aposentado do TST Carlos Alberto Reis de Paula, que enfrenta o tema Neoliberalismo, Flexibilização e Direito do Trabalho. Para onde caminhamos? – o desembargador Sergio Torres, finaliza o congresso, propondo a seguinte reflexão: O Futuro do Trabalho e o Trabalho do Futuro.

Álbum de fotos.

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Divisão de Comunicação Social

Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE)
(81) 3225-3216
imprensa[at]trt6.jus[dot]br

Texto: Gutemberg Soares
Fotos: Roberta Mariz