Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-6 reserva um dia de programação para celebrar terceirizadas

O Subcomitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região promoveu, nesta terça-feira (19/3), o evento “Por ela e para elas”. Realizado em parceria com o Centro de Pesquisa Educacional da Academia Brasileira de Ciências Criminais, as atividades foram voltadas para as trabalhadoras terceirizadas e demais mulheres que atuam no TRT-6. Servido no hall do Pleno, no 5º andar, um café da manhã festivo abriu a programação.

Em seguida, na Sala do Pleno, as participantes foram homenageadas, ouviram palestras e prestigiaram a apresentação de números musicais. A secretária-executiva da Escola Judicial do TRT-6, Kátia Barros, iniciou lendo mensagem da presidente do Tribunal, desembargadora Nise Pedroso de Sousa: “Tenho muita alegria em ser presidente de um Tribunal que valoriza a participação feminina em todas as suas áreas. Nós estamos na titularidade de varas do Trabalho, estamos na bancada do Pleno, estamos na chefia de setores, estamos em áreas culturalmente associadas ao homem, como: tecnologia da informação, engenharia civil, transporte e segurança, mas também em setores de saúde, gestão de pessoas, comunicação social, gestão estratégica e muitas outras. Para onde você olhar no nosso Tribunal existem mulheres trabalhando para construir uma instituição pronta para servir à cidadã e ao cidadão. O evento de hoje, o ‘Por ela e para elas’, foi feito, com muito carinho e gratidão, para todas vocês. Estou em um compromisso institucional fora de Pernambuco, por isso não consegui estar com vocês hoje, mas registro meu desejo que seja um dia de aprendizado, emoção e diversão.”

O primeiro painel, “Saúde e autoestima curando as emoções feridas”, foi apresentado pela odontóloga Cláudia Leite. A palestra começou com ela pedindo que as mulheres da plateia se abraçassem. Falou da importância de aprender a lidar com situações de rejeição, abandono e humilhação, que é comum, em maior ou menor grau, todo mundo se deparar ao longo da vida. Para a especialista, os remédios para manter uma boa saúde mental, mesmo diante de tais situações negativas são amor próprio, saúde física e saúde mental. Citou que a saúde física impacta na saúde mental e vice-versa, por exemplo, a saúde bucal impacta na boa qualidade do sono. “Transforme o autocuidado em rotina”, afirmou. Antes da apresentação do segundo painel, a funcionária terceirizada Francis Gomes leu o poema “Dia das Mulheres”, de autoria do servidor do TRT-6 Geraldo Euclides.

O segundo painel foi sobre “A arte e a ciência de viver mais e melhor”, da médica Leila Gonzaga. Ela reforçou a importância do exercício físico e da boa nutrição para uma vida saudável. Explicou que é importante escolher uma atividade física que a pessoa goste, para manter a continuidade. E falou sobre o poder dos alimentos integrais e frescos.

Por fim, o terceiro painel tratou da “A importância do resgate da autoconfiança feminina e suas atividades profissionais”. O tema foi apresentado pela coaching Íris de Cássia, que, entre outros tópicos, falou da importância das mulheres terem um objetivo claramente definido. Para a painelista, tal objetivo pode ser alcançado com foco, dedicação e disciplina. “Nunca se esqueçam de ter orgulho por sua trajetória pessoal e profissional”, finalizou, exortando a autoestima das participantes.

Na sequência, falou a juíza auxiliar da Presidência, Adriana Satou Lessa, que também representava a presidente, desembargadora Nise Pedroso. A magistrada externou a alegria do Tribunal de estar realizando o evento. Destacou a qualidade dos painéis apresentados, enfatizando a importância do autoconhecimento e da percepção positiva por parte das mulheres presentes. “Cada uma, com suas histórias e suas dores, mas sempre com um sorriso nos rosto e realizando um trabalho dedicado em nosso Tribunal”, reforçou.

A apresentação do coral “Vozes Mulheres do TRT-6” encerrou a programação da manhã. Comandadas pela maestrina Juliana Cumaru, o grupo, formado por servidoras ativas, aposentada, terceirizada, e pela juíza coordenadora-geral da Ejud-6, Wiviane Souza, apresentou as músicas “É preciso saber viver”, “Mulher brasileira” e um pout pourri de forrós, números musicais acompanhados com animação por toda a plateia.

Feirinha e cuidados pessoais – Uma feirinha de empreendedorismo, montada no hall de entrada do edifício-sede (térreo); uma roda de conversa “É tempo de novos começos - desperte a empreendedora que há em você”, realizada às 13h; serviços de beleza da KP Beauty, realizados ao longo do dia; cuidados práticos com a saúde, como aferição de pressão arterial, sorteios de uma avaliação de nutrologia e de corridas (Lady Driver), também fizeram  parte da programação.

Álbum de fotos

-----

Matéria de teor meramente informativo, sendo permitida sua reprodução mediante citação da fonte.
Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6)
Coordenadoria  de Comunicação Social (CCS)

imprensa[at]trt6.jus[dot]br
Texto: Helen Moreira e Gutemberg Soares / Foto: Jéssica Marques e Helen Moreira