Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Coluna Painel da Justiça do Trabalho - Edição 176

Reforma Trabalhista é foco de capacitação
Os magistrados do TRT-PE estiveram reunidos, da segunda à quarta-feira (27 a 29), para a II Jornada de Direito Material e Processual e do Trabalho – curso de formação continuada organizado pela Escola Judicial (EJ6). Na pauta, as novidades trazidas pela Reforma Trabalhista, como os aspectos controvertidos do trabalho intermitente e a nova disciplina da duração do trabalho, além de matérias que estão em alta no universo do Direito e Processo Trabalhista.

Desa. Nise Pedroso (diretora da EJ6), presidente Ivan Valença e vice-presidente Valdir Carvalho

Colégio de Ouvidores no Recife
Na quinta e sexta-feira (30 e 31), o TRT-PE sediou a 19ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, reunindo ouvidores, vice-ouvidores e servidores de TRTs do país, além do ministro Cláudio Brandão (ouvidor do TST). A 4ª edição do evento em 2018 discutiu temas como “Constelação para Solução de Conflitos”, “Inteligência Emocional na Gestão de Conflitos” e “O Ouvidor enquanto educador: o elo entre o Tribunal e a Sociedade”.

TRT-PE debate Justiça em Números em Brasília
O gestor de metas e juiz auxiliar da Presidência do TRT-PE, Saulo Bosco, e os servidores Elisabete Duarte (coordenadora de Gestão Estratégica), Terezinha Pimentel (chefe do Núcleo de Estatística e Pesquisa) e Luiz Eduardo de Oliveira (chefe da Sessão de Acompanhamento e Controle Estatístico) debateram os dados do relatório Justiça em Números – principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário –, durante a Reunião Preparatória para o XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada pelo CNJ na segunda e terça-feira (27 e 28), em Brasília.

Amplo acesso à base de dados da Jucepe
O presidente do TRT-PE, desembargador Ivan Valença, e a presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Taciana Bravo, ratificaram, na semana passada, convênio entre as instituições que permite ampla consulta do Tribunal à base de dados da Jucepe por meio eletrônico, parceria que contribui para a eficiência das atividades judicantes dos magistrados da casa.

Desembargadores homenageados
Os desembargadores recém-aposentados André Genn e Valéria Gondim foram homenageados pelos pares na sessão plenária do TRT-PE da terça-feira (28), durante a qual receberam placas e togas como símbolos de seus 31 anos de dedicação à magistratura trabalhista do estado. 

Governança em TI lidera ranking estadual
Durante visita ao Centro de Informática do TRT-PE, no bairro de Afogados, o presidente Ivan Valença elogiou o trabalho realizado pelos servidores que integram a Secretaria de Tecnologia da Informação, já que a Governança de TI do Regional ficou em primeiro lugar do ranking estadual, no Levantamento de Governança e Gestão Públicas de 2017, do TCU.

Divisão de Gestão e Governança de TI

Franquia pode contratar por jornadas intermitentes
Em julgamento de Mandado de Segurança, o Pleno do TRT-PE, por maioria, desobrigou a Maralco Comércio de Alimentos Ltda. (franquia da Mc Donald’s no Recife) de cumprir três cláusulas constantes de Termo de Ajuste de Conduta (TAC nº 1784) firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) em 2012. Para a relatora do acórdão, desa. Virgínia Canavarro, os itens se tornaram obsoletos após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista.
De acordo com as duas primeiras cláusulas, a empresa deveria se comprometer a extinguir jornadas de trabalho que fossem móveis e variáveis, ou seja, aquelas em que o empregado prestava serviços em escalas diferentes a cada semana, variando turnos e quantidade de horas, modelo que agora é previsto na lei em vigor como “trabalho intermitente”. Já a terceira, também superada pela nova norma, que atualmente permite a fixação de intervalo intrajornada de 30 minutos para os contratos acima de seis horas de jornada, determinava observância de intervalo mínimo de uma hora para essas contratações.

Edições anteriores do Painel da Justiça do Trabalho