Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 PROMOVE SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DO ESCRITÓRIO DE PROJETOS

O presidente do TRT6, desembargador André Genn, abriu, na manhã desta segunda (05), o seminário de apresentação do escritório de projetos do Regional pernambucano, cuja criação estava prevista na Meta 1 do Judiciário para 2011. O escritório, que no organograma do Tribunal substitui o setor de projetos vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), tem como principal objetivo alinhar as diretrizes do TRT6 ao Planejamento Estratégico, por meio de uma metodologia de gerenciamento. Além do desembargador-presidente e da desembargadora-corregedora, Gisane Araújo, participaram do seminário o desembargador Ivanildo Andrade, os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Virgínio Benevides, Gustavo Augusto de Oliveira, respectivamente, a presidente da AMATRA, Luciana Conforti, além de diretores e gestores deste Regional.
Em uma breve introdução, o desembargador André Genn ressaltou a importância do escritório de projetos para o TRT, considerando que o mesmo permitirá a implantação de métodos “científicos” na administração do Tribunal. “Este projeto se mostra extremamente importante como método de trabalho e qualificação de servidores”, afirmou. A idéia de um escritório de projetos foi apresentada, de forma mais conceitual, pelo advogado e consultor Maurício Xavier, que, com base na realidade administrativa do TRT6, falou sobre os desafios que o escritório de projetos terá pela frente. Afinal, o Regional pernambucano desenvolve hoje 17 projetos estratégicos prioritários, 15 iniciativas estratégicas e 37 projetos táticos ativos (das áreas de tecnologia da informação e recursos humanos).
“Mais do que assessorar a administração do Tribunal para o cumprimento das metas do Judiciário e das suas próprias, o maior impacto do escritório de projetos é a mudança na cultura de gestão da instituição”, defendeu o especialista. Caberá ao escritório, que será dirigido pelos servidores Verônica Tavares e Mancinelli Vila Nova, promover os processos de planejamento e gerenciamento dos projetos do Tribunal, assegurando o monitoramento do desempenho dos mesmos e a provisão de informações à presidência e demais diretorias do TRT6. Os projetos do Tribunal vão continuar a ser geridos pelos gestores designados, cabendo ao escritório de projetos a vinculação com o Planejamento Estratégico do Tribunal, por meio de uma metodologia unificada, a PMBOK, que será lançada formalmente no TRT6 nos próximos dias 06 e 07, quando os gestores dos projetos estratégicos farão a adequação dos mesmos à mencionada metodologia.
Vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica, chefiada por Andréa Coutinho, que conduziu o seminário na manhã desta segunda, o escritório de projetos deve ser instituído ainda este ano, por meio de Ato da presidência do Tribunal. Na mesma ocasião, também deve acontecer o lançamento do Manual de Gerenciamento de Projetos do TRT6, o qual deve nortear a produção de todos os projetos do Sexto Regional.