Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRÊS MIL TRABALHADORES PARTICIPAM DO ATO PELO TRABALHO SEGURO NA ARENA PERNAMBUCO

Na manhã desta quarta-feira, 19, cerca de três mil operários da obra da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, participaram do Ato Pelo Trabalho Seguro.

O presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, declarou na abertura do evento que o ato era um esforço e uma contribuição para mostrar que a Justiça do Trabalho valoriza muito a saúde e a vida de todos os trabalhadores ali presentes. “Investir em segurança e prevenção de acidentes custa muito menos do que indenizar e substituir o trabalhador acidentado. Por vocês e para vocês organizamos o ato pelo trabalho seguro e decente neste canteiro de obras”, completou.

Destacou ainda o ministro Dalazen que da mesma maneira que a Arena Pernambuco apresentará conceitos inovadores como aproveitamento da energia solar, coleta seletiva e tratamento próprio de sistema de esgoto, em louvável atitude para manutenção do equilíbrio ecológico, é necessário dedicar atenção especial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. “Indispensável e urgente a colaboração de todos para fazer efetivos os procedimentos de prevenção”, reforçou o ministro.

Um paralelo entre o mundo esportivo e o mundo do trabalho foi um recurso usado pelo ministro. Um dos grandes adversários no futebol é a confiança exagerada, o que com muita frequência leva a derrotas inesperadas. Também na construção civil a confiança em excesso pode levar à não observância dos cuidados com a segurança, provocando acidentes. “Copa das Confederações, Copa do Mundo, tudo é importante, mas vencer o campeonato pela vida vem antes de tudo”, finalizou.

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra, representando o governador Eduardo Campos, entregou ao ministro Dalazen cópia de decreto do Governo de Pernambuco que delibera sobre a exigência, nos editais de licitação pública no estado, de um compromisso, a cargo das empresas participantes, na realização de cursos de capacitação e treinamento dos respectivos funcionários sobre prevenção de acidentes de trabalho.

A mensagem para a promoção de um ambiente de trabalho que garanta a saúde do trabalhador foi reforçada com a presença do atleta recifense Ricardo Rocha, capitão da seleção brasileira – e campeã mundial – na copa do mundo de 1994. “Tenho certeza que vocês serão os Neymar da segurança”, afirmou aos trabalhadores. Também estiveram no ato atletas dos clubes pernambucanos: o goleiro Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz), Marlon e Kuki (Náutico).

O tom de descontração do evento foi garantido pelo show do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo e da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

Elivaldo Paulino dos Santos foi o operário escolhido para simbolicamente receber a cartilha educativa sobre segurança, posteriormente distribuída a todos os trabalhadores que participaram de sorteio de diversos brindes, dentre eles camisas da seleção brasileira e de clubes do Recife.

Representando os sindicatos, Wilton Batista de Oliveira falou em nome do Sintepav-PE e Margareth Liz Rubem em nome do Sinicon.

Compareceram ao evento, que contou com o apoio da Caixa Econômica Federal, o presidente do TRT6, desembargador André Genn; a vice-presidente, desembargadora Maria Helena Guedes Soares de Pinho Maciel; a corregedora regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo; as gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, desembargadoras Valéria Gondim e Dinah Figueiredo; desembargadores, juízes e servidores do TRT-PE; a presidente da Amatra VI, juíza Luciana Conforti, o presidente do Consórcio da Arena Pernambuco, Marcos Lessa, além de advogados, procuradores e representantes de instituições apoiadoras do evento.