Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PLENO DO TRT-PE RECEBE VISITA DE PROCURADORA DO TRABALHO

Foto: Stela Maris

Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) receberam, na manhã desta terça-feira (12), a procuradora do Trabalho Lorena Bravo, que apresentou a campanha contra assédio moral desenvolvida pela Procuradoria Geral do Trabalho. Na ocasião, foram entregues exemplares da cartilha “Assédio moral em estabelecimentos bancários”, que explica, por exemplo, quais as conseqüências físicas e psicológicas decorrentes do assédio e o que fazer diante dessa situação.   

Explicando a iniciativa de abordar o setor bancário, a procuradora destacou que este é o ramo que possui mais incidência de assédio moral. Conforme dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o assédio atinge 66% dos bancários de todo o país. Além disso, uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) revelou que a cada 20 dias um bancário comete suicídio e, todos os dias, pelo menos um funcionário da área tenta se suicidar.

Durante o encontro, a procuradora Lorena Bravo ressaltou a necessidade de se promover um amplo debate sobre o tema, envolvendo a sociedade, o Poder Judiciário e o próprio Ministério Público do Trabalho (MPT). “A campanha é de enorme importância para a sociedade trabalhadora. Todos os dias, trabalhadores entram com ações contra assédio moral e é o Poder Judiciário quem vai julgar as ações individuais e as coletivas provocadas pelo MPT ou pelos sindicatos. O Judiciário é um parceiro nessa luta”, disse.

Por fim, a procuradora informou que o MPT em Pernambuco promove, nesta quarta-feira (13), das 09 às 12h, o “Ato público de reflexão sobre o assédio moral no setor bancário”, evento aberto para toda a população. O desembargador do TRT-PE, Fábio André de Farias integrará o grupo de palestrantes, que inclui ainda, a socióloga da Universidade Federal de Pernambuco, Fátima Lucena, a auditora fiscal do Trabalho, Felícia Mendonça, a presidente do Sindicato dos Bancários em Pernambuco, Jaqueline Mello, e a procuradora do MPT em Pernambuco, Melícia Mesel.

Confira a cartilha sobre assédio moral no arquivo anexo: cartilha_assedio_moral_-_mpt.pdf