Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRIBUNAL DO TRABALHO IMPLANTA PJe EM CARUARU

O Fórum Trabalhista de Caruaru instalou, nesta quarta, 29, o Processo Judicial Eletrônico - PJe. A solenidade, ocorrida naquele fórum situado no bairro Maurício de Nassau, foi dirigida pelo presidente do TRT6, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, e contou com a participação do vice-presidente do TRT6, desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega; da desembargadora Dinah Figueirêdo Bernardo; dos juízes do trabalho Guilherme de Morais Mendonça, José Wilson da Fonseca e Ana Cristina da Silva, titulares da 1ª, 2ª e 3ª VTs de Caruaru, respectivamente; da juíza do trabalho substituta Liliane de Morais Souza; do magistrado Tiago Aguiar, da Justiça Federal. Representando o prefeito da cidade, José Queiroz, compareceu Ivanildo João Alfredo Filho. Também prestigiaram a solenidade o presidente da OAB-PE, Seccional de Caruaru, advogado Almério Abílio da Silva, e o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Chaves.

O presidente do TRT6, desembargador Ivanildo Andrade, frisou que o PJe contribui, de modo decisivo, com a presteza e o compromisso sociopolítico da JT

Em emocionado discurso, o presidente do TRT6, desembargador Ivanildo Andrade, lembrou, que a sua primeira audiência, na carreira de magistrado, aconteceu na então Junta de Conciliação e Julgamento de Caruaru, onde permaneceu atuando por nove anos. “Caruaru é para mim uma referência histórica”, afirmou, com a voz embargada. Quanto à importância da instalação do PJe, o desembargador frisou que “a Justiça do Trabalho, como segmento vital, precisa com urgência adotar a ferramenta da informática. O PJe é uma ferramenta em elaboração e que constitui um desafio para todos nós”. Lembrou, ainda, o magistrado o compromisso sociopolítico da JT para com a população, compromisso esse que poderá ser cumprido com mais presteza, mediante o uso da ferramenta eletrônica. “Precisamos de uma democracia forte, de uma cidadania plena. A ferramenta irá nos ajudar a engrandecer, a ampliar esse legado”, frisou o desembargador.

O titular da 2ª VT de Caruaru, juiz José Wilson, vislumbra, com o PJe, uma “mudança totalmente radical”

O titular da 2ª VT de Caruaru, juiz José Wilson, apontou para o fato de que com o PJe, “um instrumento bastante funcional”, o que se observa é uma “mudança totalmente radical”, transformando-se o processo físico em “presença imaterial ao modo de uma mágica sem truques”. O magistrado ressaltou, ainda, que “o cerne do processo continua o mesmo” e que, além de “vitalizar o direito de ação”, as duas mais essenciais vantagens consistem na comunicabilidade entre variadas redes de informação e na adoção eletrônica de um só idioma processual em todo o Judiciário Trabalhista.

A juíza titular da 3ª VT de Caruaru, Ana Cristina da Silva, e a desembargadora Dinah Figueirêdo Bernardo descerraram a placa de inauguração

Com a instalação nas três varas da cidade, o TRT-PE chega a trinta o número de unidades que passam a dispor do novo modelo processual. Em 2012, as três varas receberam o total de 3.741 processos e até abril deste ano o número já atingia 1.515. As Varas de Caruaru abrangem também os processos dos municípios de Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Sairé, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, São Joaquim do Monte e Toritama.

O advogado Ageu Marinho ajuizou o primeiro processo eletrônico na 2ª VT de Caruaru

O primeiro processo eletrônico no Fórum Trabalhista de Caruaru foi ajuizado pelo advogado Ageu Marinho e distribuído para a 2ª VT, com audiência designada para o dia 6 agosto, às 8h15.