Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT6 RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CONEMATRA

Presidente do TRT6, desembargador Ivanildo Andrade, recebeu visitante, desembargador James Magno, acompanhado dos magistrados André Genn, Agenor Martins Pereira e Rodrigo Samico Carneiro.

O novo presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), desembargador James Magno, foi recebido nesta segunda, 27, pelo presidente do TRT6, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade; pelo diretor da Escola de Magistratura do TRT6 (EJ6) e conselheiro da Enamat, desembargador André Genn; pelo coordenador-geral da EJ6, juiz do trabalho Agenor Martins Pereira, e pelo coordenador-adjunto da EJ6, juiz do trabalho substituto Rodrigo Samico Carneiro.

A finalidade da visita – conhecer o funcionamento e a atuação da escola judicial – é parte da agenda anual do presidente daquela instituição, cuja política consiste em promover a interação contínua entre todos os TRTs, captando as práticas e replicando-as às outras instituições. O desembargador conheceu as instalações da Escola de Magistratura do Trabalho e, ainda, o edifício-sede do TRT6. Na reunião com os dirigentes da escola judicial pernambucana, James Magno ressaltou que a EJ6 é referência nacional em cursos a distância.

“As escolas judiciais são um fato recente”, explica James Magno, ao referir-se ao ano de 2004, data em que o funcionamento das escolas passou a ser obrigação legal. Desembargador do TRT do Maranhão, sexto presidente do Conematra e primeiro nordestino a presidir a instituição, James Magno fez questão de enfatizar que “as escolas são o cérebro da instituição, o motor do desenvolvimento dos tribunais”.

Além de colaborar com o aprimoramento da atuação judiciária – atividade-fim da JT – o desembargador frisa que outro objetivo das escolas é proporcionar uma maior interação com a sociedade. “Nós somos parte da sociedade”, esclarece, lembrando que esta é a nova concepção do Judiciário, hoje defendida inclusive com as ações afirmativas das escolas judiciais, pautadas pela “formação plural, pela sensibilização, pela humanização, pela ênfase no valor constitucional do trabalho”.

Conforme planejamento para a atual gestão do Conselho, o desembargador James Magno já tem agendadas as visitas às Escolas Judiciais dos TRTs do Piauí, Ceará, Sergipe, Pará, a fim de colher sugestões, conhecer projetos educativos, manter contato com o programa anual de cada uma dessas escolas regionais. Simultaneamente a esse contato mais específico, a cada dois meses o Conselho promove reuniões presenciais itinerantes. A próxima acontece nos dias 17 e 18 de junho, em Cuiabá, Mato Grosso.

CONEMATRA - Com foro na comarca de Brasília – DF e sede administrativa na cidade onde estiver localizado o TRT a que pertencer o presidente da entidade, o Conematra é pessoa jurídica de direito privado, sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. A escolha do presidente se dá entre os componentes do Conselho, a cada ano, podendo ser renovável por mais um. Já estiveram à frente do Conematra magistrados dos TRTs de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

O presidente do Conematra, desembargador James Magno, reuniu-se com o diretor da Escola de Magistratura do TRT6 (EJ6) e conselheiro da Enamat, desembargador André Genn; o coordenador-geral da EJ6, juiz do trabalho Agenor Martins Pereira, e o coordenador-adjunto da EJ6, juiz do trabalho substituto Rodrigo Samico Carneiro.