Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRIBUNAL ABRE SEMANA DE TRABALHO SEGURO

Alunos do curso Segurança do Trabalho – IFPE Recife – foram a Caruaru para assistir às palestras.
 
 
Na tarde desta terça-feira (22), no auditório da Subseccional da OAB-PE de Caruaru, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) deu início às atividades da Semana de Trabalho Seguro de 2014. Promovido pelo TRT-PE e o Getrin6 e coordenado pelos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias e juíza Patrícia Brandão, o evento vai até o dia 28 de abril. 
 
Durante a abertura, a juíza Patrícia Brandão apresentou o objetivo do Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT6 –  Getrin6 –, destacando que uma das prioridades é “fortalecer a cultura de prevenção de acidentes de trabalho”. Exemplo dos efeitos da atuação do Getrin6 é o envio pela Justiça do Trabalho ao Ministério do Trabalho e Emprego e à Procuradoria-Geral da República de sentenças que condenam empregadores pela ocorrência de acidente de trabalho ou doença laboral. A iniciativa vai permitir que o INSS, por meio de ações regressivas, cobre dos empregadores as indenizações que pagou em benefícios previdenciários ao trabalhador. 
 
Juíza ouvidora e gestora do programa Trabalho Seguro, Patrícia Brandão, faz abertura do evento 
 
A magistrada esclareceu que, nesta Semana do Trabalho Seguro, o Getrin6 volta-se para o próprio TRT-PE e vai estimular o debate, a troca de ideias entre os servidores para a melhoria da qualidade de vida e a construção de um ambiente laboral saudável, o que tem efeitos no aperfeiçoamento do serviço oferecido à sociedade. 
 
Em seguida, o desembargador Fábio Farias exibiu o filme “Emprego”, premiado curta argentino de animação, de autoria de Patrício Plaza e dirigido por Plaza Santiago Grasso, que aborda a coisificação do ser humano. “O filme tem a ver com o adoecimento a que está submetido o trabalhador”, comentou o desembargador. Fábio Farias referiu-se ainda ao grande número de acidentes de trabalho que acontece no Brasil – cerca de 700 mil por ano – e acrescentou que esse número é ainda maior, haja vista que servidores públicos, autônomos, profissionais liberais, entre outras categorias ficam fora das estatísticas.  
 
 
O filme Emprego serviu de mote para o gestor do programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio Farias, discutir a gravidade da questão acidentária
 
Uma plateia formada por servidores das 1ª, 2ª e 3ª varas do trabalho de Caruaru e por estudantes do curso de Segurança no Trabalho do IFPE assistiu às duas palestras ministradas. A primeira, “Saúde bucal x Qualidade de vida”, proferida pela odontóloga do Regional Ana Cláudia Melo e a segunda, “Assédio Moral no Serviço Público”, realizada pelo assistente social do TR-PE, Renatto Pinto. 
 
Síntese de trabalho de conclusão de curso de pós-graduação, a abordagem de Ana Cláudia Melo relata pesquisa feita com servidores do TRT-PE e mostra que a saúde bucal deve ser considerada de modo integrado com outras áreas da saúde. “Mais que um sorriso esteticamente perfeito, o que se busca é o equilíbrio. O papel do dentista não é só intervir clinicamente”, defende a odontóloga, combatendo a visão fragmentada da questão.
 
Odontóloga Ana Cláudia recebe certificado de palestrante, que foi entegue por servidor do TRT-PE.
 
O assistente social Renatto Pinto expôs o estudo sobre assédio moral no serviço público. Para realização de sua pesquisa, também elaborada para conclusão de curso de pós-graduação, Renato ouviu um grupo de servidores do TRT-PE. 
“No serviço público ainda são raros os estudos. Isso me motivou a elaborar pesquisa”, disse Renatto. “No setor público, os danos provocados são mais severos, por causa natureza do vínculo funcional, pela estabilidade”, continuou. 
 
Inexistência de pesquisas na área, estimularam Renatto Pinto a estudar assédio moral no serviço público
 
 
Estiveram presentes às palestras o Juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Caruaru, Guilherme Mendonça, a juíza substituta Liliane Mendonça, o presidente da Subseccional da OAB-PE de Caruaru, Almério Abílio da Silva, e a professora do curso de Segurança do Trabalho do IFPE (Recife) Fabiane Cristóvão. 
 
Nesta quarta-feira (23), às 14h, serão realizadas no Fórum José Barbosa de Araújo (SUDENE) as palestras “Programa de Saúde Mental” – com as psicólogas do TRT-PE Michele Rangel e Roberta Luna – e “PCMSO: Implantação e Perspectivas” – com a médica do Trabalho do TRT-PE Simone Aguiar.