Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE E TRT-RO/AC FIRMAM PARCERIA PARA GESTÃO DE PESSOAL

Presidentes Desembargadores Ivanildo Andrade e Ilson Alves Pequeno Júnior assinam convênio para compartilhamento do Progecom

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, recebeu uma comitiva liderada pelo presidente e corregedor da 14ª Região (TRT-RO/AC), desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, nesta quarta-feira (22). Durante o encontro, realizado na Presidência, no Cais do Apolo, Recife, foi assinado um convênio para o compartilhamento do Programa de Gestão de Pessoas por Competência (Progecom). O projeto foi desenvolvido pelas equipes da Seção de Avaliação e Acompanhamento Funcional (Saaf) e da Secretaria de Informação (SI) do Tribunal pernambucano, que também participaram do encontro.

Para o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, a visita do colega de magistratura reforça a necessidade de ações conjuntas entre os tribunais, para a conquista de benefícios à sociedade, à instituição, magistrados e servidores. “O intercâmbio entre as regiões é de extrema importância na medida em que essas parcerias resultam em ganhos significativos para a administração dos tribunais e para a população. A troca de experiências enseja economia de tempo e financeira, evita que os tribunais desenvolvam projetos paralelos, sem interação, quando o racional é atuar em conjunto”, afirmou.

Acompanhado do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da 14ª Região, Robert Armando Rosa, e do assessor José Hélio, o presidente do TRT-RO/AC também destacou a importância da troca de experiência entre servidores e magistrados de todo o Brasil. “É através desses contatos que os tribunais interagem suas boas práticas. Formando parcerias, posso oferecer o melhor que tenho e recebo melhorias vindas dos projetos desenvolvidos nas outras regiões. Cada Tribunal passa aos outros as suas boas práticas. Dessa forma, criam-se condições necessárias para o surgimento de importantes ações voltadas para a evolução do Judiciário”, explicou.

Coordenador do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), o desembargador Ilson Alves elogiou o trabalho desenvolvido em Pernambuco e a possibilidade do TRT-RO/AC ser parceiro da iniciativa. “Onde tem posição de vanguarda, a 14ª quer estar presente e atuante. Por isso, é uma honra estar aqui, agradeço a oportunidade. A experiência trazida pelo Progecom serve de base para a gestão por competência, de forma que pode trazer melhorias para todos”, declarou.

O Progecom tem o objetivo de identificar o perfil de cada servidor do Judiciário Trabalhista, baseado em competências técnicas e pessoais, para o melhor gerenciamento das atividades do Tribunal. Durante as etapas do processo, são observadas a descrição e a exigência dos cargos, além das qualificações técnicas (conhecimentos e habilidades) e comportamentais (atitude para exercer cada função) dos servidores.

Após a avaliação dos resultados e a constatação das lacunas de capacitação existentes, com base nos dados obtidos através do Progecom, o Tribunal passa a oferecer melhor formação continuada aos servidores a partir de necessidades específicas. Inicialmente, o programa foi aplicado aos gestores de cada Secretaria do TRT-PE. As pesquisas realizadas através do programa serão ampliadas, gradativamente, a todos os servidores a partir de agosto.

Durante a visita, as servidoras Ana Paula e Luci Matias apresentaram mais detalhes do Programa para os integrantes do TRT-RO/AC. “A gestão de pessoas por meio de competências é a melhor forma de reconhecer o trabalho de cada servidor e traz mais transparência ao serviço público. Trabalhar com o que gosta e onde gosta é o sonho de consumo de qualquer pessoa”, falou a gestora do Progecom, Luci Matias. A equipe da Saaf também mostrou interesse em conhecer os projetos desenvolvidos na 14ª Região, a exemplo da formação de banco de talentos informatizado, das pesquisas de opinião, da organização administrativa e dos processos de remoção.

Adequar o Progecom à realidade dos tribunais é um dos objetivos das reuniões de apresentação realizadas desde 2013. Além da visita dos membros do TRT-RO/AC, servidores dos TRTs da Bahia (5ª Região) e de Mato Grosso (23ª Região) já vieram a Pernambuco conhecer o projeto. O TRT-MS já está replicando o sistema. O Progecom integra o Projeto nº 6 do Plano Estratégico do TRT-PE e tem o reconhecimento do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Francisco Shimada