Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

OAB-PE PROMOVE LANÇAMENTO DO LIVRO “GRANDES ADVOGADOS DE PERNAMBUCO”

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) lançou, na noite desta segunda-feira (11/08), o livro "Grandes Advogados de Pernambuco". O evento aconteceu na Academia Pernambucana de Letras e contou com a presença do presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, além de nomes importantes do mundo jurídico, da sociedade, políticos e familiares dos homenageados.

A obra, que visa preservar a memória e a história da advocacia pernambucana, faz parte da programação da OAB-PE no Mês do Advogado. Nesta primeira edição, os homenageados são Antônio de Brito Alves, Everardo da Cunha Luna, Flávio de Queiroz Bezerra Cavalcanti, Hélio Mariano da Silva, José Paulo Cavalcanti, Mário Neves Baptista, Moacir Cesar Baracho, Murilo Humberto de Barros Guimarães, Romualdo Marques Costa, Ruy da Costa Antunes e Torquato da Silva Castro. O livro conta com prefácio assinado pelo ex-presidente da OAB-PE, Octavio de Oliveira Lobo e orelha do presidente do IAPE, Fernando José Pereira Araújo.

"A OAB-PE está de parabéns. Esta obra é muito importante pois homenageia advogados que, além de grandes juristas, eram pessoas que pesquisavam o Direito como ciência. Eles também formaram o meio acadêmico, foram professores na minha época e grandes exemplos para todas a gerações posteriores. Os jovens advogados de hoje têm excelente oportunidade de conhecê-los, através deste livro", parabenizou o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega.

“O projeto Grandes Advogados de Pernambuco vem resgatar a memória biográfica destes profissionais, através de uma seleção trienal de onze advogados notáveis, já finados, de gerações diversas, escolhidos pelo Conselho de ex-Presidentes da OAB-PE, juntamente com as diretorias da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAPE) e da própria OAB-PE”, destacou o presidente da (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Secretário de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife, procurador do Estado e ex-presidente da OAB-PE, Jayme Asfora elogiou a iniciativa. "Este livro foi uma grande iniciativa para que pudéssemos retratar na prática a história da advocacia pernambucana, ao escolher onze perfis de advogados que fizeram história e marcaram a classe pela maneira ética e competende de se conduzir no exercício da profissão. São craques, um "dream team" de advogados, baluartes para a gente, e vê-los de maneira definitiva, em um documento histórico é um avanço enorme, para que essa história que é viva possa ser sempre contada".

O evento contou ainda com palestra do professor, pesquisador e advogado João Maurício Adeodato, além de apresentação especial do coral Ariano Suassuna, da OAB-PE, com repertório de músicas sacras, populares e eruditas. A obra é fruto do trabalho dOs jornalistas Alexandre Acioli, Alana Moreira e Daniella Brito, além de organização das historiadoras Vera Lúcia e Virgínia Almoedo.

Texto: Iúri Moreira

Fotos: Danilo Galvão