Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

DEBATE SOBRE DIREITO DO TRABALHO

Debate sobre Direitos Trabalhistas aconteceu na Rádio JC News nesta segunda (18)

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Eneida Melo e a advogada Bianca Dias participaram de debate sobre o Direito Trabalhista, durante o programa JC News desta segunda-feira (18). O encontro, mediado pelo jornalista Antônio Martins Neto e com a participação do público, tratou de diversos temas, entre eles: luta sindical, direitos individuais e coletivos, movimentos grevistas, demissão ilegal, trabalho doméstico e jornada de trabalho.
 
Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e mestre e doutora em Direito do Trabalho pela mesma instituição, a desembargadora Eneida Melo abordou as ações do TRT-PE, a evolução da Justiça Trabalhista e o caráter social das decisões nas respostas aos questionamentos. Em um dos momentos, a magistrada ainda reforçou o papel de empregados e empregadores no contexto do trabalho e destacou a importância dos sindicatos na luta pelos direitos coletivos. “Se essa participação na cidadania deixa de ser efetiva, se o trabalhador não participa da vida cidadã, ele enfraquece o próprio trabalho”, declarou.


No debate, a desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo comentou a atuação do TRT-PE e de outras instituições na manutenção da Justiça Trabalhista no Brasil
 
A advogada Bianca Dias, também bacharela em Direito e mestre em Direito do Trabalho pela UFPE, reforçou a importância da participação dos trabalhadores, dos empresários e dos sindicalistas nas causas trabalhistas e alertou para a real função dos sindicatos na proteção das categorias, citando, como exemplo, o sucesso do dissídio coletivo dos rodoviários julgado pelo TRT-PE em julho passado. “Os sindicatos devem prestar atenção aos direitos de quem eles representam e não utilizar o espaço como palanque político”, completou a advogada. O debate teve duração média de 45 minutos.

No começo do mês, desembargador Sérgio Torres participou do NETV 1ª Edição
 
Televisão e rádio – As emissoras de tevê também têm abordado as questões do universo trabalhista durante a programação. Foi o caso da participação do desembargador Sérgio Torres no NETV 1ª Edição, telejornal da Rede Globo Nordeste. Em entrevista ao vivo, que você confere AQUI, o magistrado falou sobre a demissão por justa causa.
 
Juízes e desembargadores do TRT-PE semanalmente dão orientações sobre Direito Trabalhista através do programa Justiça do Trabalho num Minuto, veiculado na Rádio Jornal AM, de segunda a sexta, pela manhã. O programa transmitido na última semana fala da Lei 12.964/2014, que prevê cobrança de multa para o empregador que não se adaptar à Lei das Domésticas. A desembargadora Nise Pedroso apresentou os direitos dos trabalhadores domésticos e, em caso de descumprimento da Lei, onde e como fazer denúncias. 
 
Texto: Francisco Shimada
Fotografia: Stela Maris e Danilo Galvão