Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

PROGRAMA TJC VISITA ESCOLA EM SANTO AMARO

fotos: Danilo Galvão


Estudantes expõem produções em cima do contexto da vida do trabalhador

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aníbal Fernandes, localizada em Santo Amaro, Recife, recebeu, nesta terça-feira (19), a visita do Programa Justiça, Trabalho e Cidadania (TJC) – ação desenvolvida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA VI), com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).


Cordel elaborado pelos alunos contempla motes de Direitos Humanos

Neste encontro, os alunos, orientados pelos docentes, realizaram apresentações para expor o aprendizado sobre Direitos do Trabalho, mostrando materiais de pesquisas e produções textuais como desenhos, cartazes e cordel, além de jogo teatral e dança. Em seguida, os juízes envolvidos com o projeto tiraram dúvidas dos estudantes sobre questões trabalhistas.

A coordenadora regional do Programa, juíza Carmen Richlin, em seu pronunciamento, destacou o tema do TJC para este ano. “Estamos aqui mais para ouvir do que para falar, sobretudo prestigiando as produções que a escola fez sobre o tema ’50 anos do golpe civil-militar’. É sempre um prazer dialogar sobre direitos e obrigações“.


Docentes e discentes prestigiam as apresentações culturais

Em atividade desde 1967, a EREM Aníbal Fernandes funciona em jornada semi-integral atendendo mais de 120 alunos e oferecendo uma estrutura que inclui 10 salas de aula, biblioteca e laboratórios de informática, de matemática/física e de biologia. O gestor da unidade, Cleiton Ferreira, comentou que o TJC é uma grande oportunidade para os discentes. “O encontro vai permitir que os estudantes conheçam seus direitos e obrigações como futuros trabalhadores, criando possibilidades de modificar o lugar onde vivem, em busca de melhores condições”.  


Cartazes e desenhos também retratam os 50 anos do golpe civil-militar

Este ano, além da EREM Aníbal Fernandes, estão sendo contempladas as seguintes instituições: Escola Padre Nércio (bairro Linha do Tiro); Escola Pedro Augusto Carneiro Leão (Fundão); Escola Gabriela Mistral (Alto do Pascoal); Escola São José (Nova Descoberta); e Escola Ageu Magalhães (Casa Amarela).

O Programa TJC é composto por três etapas: o primeiro ciclo “Implementação do Projeto e Período de Formação” foi realizado no auditório da AMATRA VI, em março, com a capacitação dos gestores das escolas. O Tira-Dúvidas, segunda fase, corresponde ao momento de visita às escolas selecionadas. A Culminância, última etapa, é o encerramento das atividades que, este ano, está agendada para 6 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). E nos dias 13 e 14 de novembro, em Vitória/ES, haverá o encontro anual do Programa, onde os coordenadores regionais apresentarão os resultados dos trabalhos deste ano e discutirão as metas para 2015.


Juízes do TRT-PE responderam aos questionamentos sobre Direitos Trabalhistas

Desde a sua implantação, em 2005, o programa já atendeu mais de 45 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Quem marcou presença nesta visita e respondeu aos questionamentos dos jovens foram os juízes do TRT-PE, Lygia Valois, Cleide Cruz e Theodomiro Romero, além da própria juíza Carmen Richlin. A coordenadora pedagógica do TJC e professora da rede estadual de ensino, Josemar Barbosa, também participou do encontro.