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STJ CRIA ASSESSORIA DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) criou, na quinta-feira (14), por meio da Resolução nº 08/2014, a Assessoria de Gestão Socioambiental. O novo órgão está subordinado diretamente ao Gabinete do Tribunal e tem como missão propor novos padrões de consumo, combatendo desperdício e promovendo a gestão adequada dos resíduos do próprio Tribunal.

A criação da assessoria específica é um dos primeiros frutos do I Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, que reuniu mais de 350 pessoas em junho deste ano.  As iniciativas do STJ demonstram a importância que o tema vem ganhando no âmbito da justiça e a expectativa é que estas ações inspirem outros órgãos do Poder Judiciário.

Entre outras competências, caberá à Assessoria de Gestão Socioambiental promover uma política de sustentabilidade nas licitações, desenvolver ações de conscientização e educação ambiental, fomentar o engajamento institucional na preservação do equilíbrio do meio ambiente, propor programas e projetos de utilização sustentável em consonância com o Planejamento Estratégico e coordenar programas de incentivo ao voluntariado, como o STJ Solidário.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) vem atuando na área através da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, desenvolvendo campanhas como o uso racional de água, energia e material de consumo, além de implementar a Feira de Produtos Orgânicos (Feirinha do TRT-PE), que acontece às quartas-feiras, no estacionamento da sede do Tribunal, e às sextas-feiras, no Edifico da Sudene, sempre a partir das 7h.

Texto: Marcos Carvalho

Ilustração: Gilmar Rodrigues