Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

EXECUÇÃO TRABALHISTA: “SE VOCÊ NÃO ESCOLHER COMO PAGAR, A JUSTIÇA ESCOLHE POR VOCÊ”

A 4ª Semana Nacional de Execução é um evento anual, que mobiliza todo o Judiciário Trabalhista do Brasil, com o objetivo comum de liquidar o maior número de débitos pendentes. Neste ano, ela acontece de 22 a 26 de setembro. No período, os esforços do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) estarão concentrados nos processos em fase de execução.

Na ausência de pagamento espontâneo de um crédito trabalhista, é preciso recorrer a outras formas de cobrança. “Se você não escolher como pagar, a Justiça escolhe por você”, o slogan da 4ª Semana Nacional da Execução faz referência a ferramentas como o Bacenjud e o Renajud, que permitem, respectivamente, o bloqueio de contas e veículos de devedores, assim como remete aos leilões judiciais, nos quais vão a pregão itens que pertenciam a executados. Também é possível recorrer à conciliação para encerrar os litígios. A solução negociada pode ser feita em qualquer tempo, independentemente da fase do processo. 

Assim, nos cinco dias dedicados ao evento, o TRT-PE vai potencializar o uso de convênios e incluirá pautas extras de tentativa de conciliação. Além disso, nos dias 25 e 26, uma grande quantidade de bens penhorados estará disponível para arremate em leilões unificados. “A orientação é que todas as Varas do Trabalho intensifiquem as medidas que já são rotineiras”, ressaltou o gestor regional de execução trabalhista, juiz Rafael Val Nogueira.

“Esse ano, o CSJT [Conselho Superior da Justiça do Trabalho] está renovando a Semana da Execução. Um evento que já faz parte do calendário e vem reforçar as ações de execução, dentro de um período específico. A ideia é chamar a atenção para o problema e promover a efetivação das decisões trabalhistas, por meio da satisfação do crédito reconhecido”, concluiu o magistrado.

Serviço: 4ª Semana Nacional da Execução Trabalhista

Data: 22 a 26 de setembro de 2014                                                                                             

Local:  todas as unidades do TRT-PE

Mais informações: Clique aqui

Texto: Helen Falcão

Ilustração: CSJT