Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

CAPACITAÇÃO FOCADA NA GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA

Capacitar para melhor servir. Este é o objetivo do programa de gestão por competência elaborado pela Seção de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). O planejamento, resposta a solicitação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para o melhor aproveitamento dos funcionários em seus cargos, recebeu novas turmas de segunda a sexta-feira da semana passada.

Neste momento do programa “Gestão de Pessoas por Competência” (Progecom), os servidores participam de dois módulos. No primeiro, descrevem seus cargos e mapeiam as competências técnicas e comportamentais. No segundo, receberão as avaliações mostrando as lacunas apresentadas relativamente às necessidades do cargo. O objetivo é traçar o perfil dos funcionários, mapear as características necessárias para cada cargo e cada um ter o conhecimento do que precisa melhorar através de cursos e pessoalmente.

A gestora do projeto, Ana Paula Teixeira, destacou a importância do Progecom: “Vamos partir desse diagnóstico para capacitar olhando as necessidades reais e não através de uma demanda espontânea”.

Para atingir resultados ainda mais significativos, foi desenvolvido pela equipe, em conjunto com a Secretaria de Tecnológica da Informação do TRT-PE, um sistema para reunir todos os dados apurados. “Muitos tribunais compraram sistemas e nós resolvemos desenvolver um de acordo com as nossas necessidades. O resultado foi tão bom que já cedemos o nosso programa para os TRTs da 23ª (Mato Grosso) e 14ª (Rondônia e Acre). Além disso, o CSTJ já estuda a possibilidade de torná-lo uma referência nacional”, falou Teixeira.

Para a analista de projetos Luci Matias, idealizadora da Progecom, com esta avaliação a ideia é criar uma matriz de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para cada servidor. “Com isso em mãos conheceremos todos os detalhes e necessidades de cada cargo, além de o próprio servidor poder trabalhar melhor seus pontos de deficiência e superá-los”, ressaltou. Ela ainda comentou sobre a dificuldade inicial das pessoas em atenderem ao chamado para o programa: “o novo sempre traz muita desconfiança, mas depois que conseguimos levá-los ao curso os resultados tem sido além das nossas expectativas, até porque todos têm achado muito importante e produtivo”.

Para dar o curso aos servidores, o TRT-PE contratou os serviços da M. Xavier Consultoria e Treinamento, empresa com 10 anos no mercado e com proposta de oferecer soluções em gestão customizadas ao mercado. O diretor Maurício Xavier destacou a importância desse tipo de ação no setor público. “Este trabalho hoje é muito presente no meio privado, mas no meio público ainda é muito raro. O TRT-PE vem desenvolvendo conosco um trabalho muito bom e que logo trará grandes resultados”, ressaltou, complementando que “é muito bom ver uma organização pública preocupada em desenvolver os seus colaboradores”.

Após esse primeiro módulo, com previsão de encerramento para outubro, será dado início ao trabalho de avaliação e necessidades pessoais e dos cargos.

Texto: Patrícia Castelão 

Foto: Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal