Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Mutirão de conciliação no Recife


A juíza ouvidora Patrícia Brandão (centro) coordena mutirão

Teve início um mutirão de conciliação organizado pela Ouvidoria/Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Mais de cem audiências de tentativa de conciliação estão agendadas para esta segunda (3) e terça-feira (4). Na manhã do primeiro dia, foram realizadas 21 audiências e 10 resultaram em acordo, com valor arrecadado de R$ 422.400,00. O mutirão dá início à campanha da Semana Nacional de Conciliação, que acontece de 24 a 28 de novembro.

O eletricista Possidônio Carlos da Silva Neto, 43, foi um dos trabalhadores atendidos nesta segunda (3). O ex-funcionário da Itron Sistemas e Tecnologia Ltda., prestadora de serviço da Celpe, elogiou a rapidez no atendimento e se mostrou satisfeito com o acordo. “O processo começou no final de 2012. Mas, na sexta, eu recebi uma intimação para comparecer ao Fórum hoje (segunda-feira) e tentar a conciliação. Foi muito melhor, porque o processo normal é mais demorado. O acordo é sempre bom para ambos os lados, eu acredito”, disse o eletricista.


O eletricista Possidônio Neto se mostrou satisfeito com o acordo

O mutirão envolve empresas com grande número de processos na Justiça do Trabalho ou aqueles em que houve Recurso de Revista. As audiências ocorrem no 1º andar do Fórum Agamemnom Magalhães, sede do Regional, localizado no Cais do Apolo, 739, Bairro do Recife, Recife (PE). O agendamento das tentativas de conciliação pode ser feito através do site do TRT-PE na internet. Clique AQUI e veja como marcar uma audiência.

Semana Nacional de Conciliação – Em 2013, a soma dos acordos homologados durante a Semana de Conciliação ultrapassou o valor de um bilhão de reais em todo o Brasil. Cerca de 600 mil pessoas foram atendidas nas 350 mil audiências de tentativa de conciliação que aconteceram ao longo dos cinco dias, nos fóruns do País. O TRT-PE efetuou 1.258 acordos, que resultaram em aproximadamente R$ 11 milhões para o pagamento de dívidas trabalhistas. 

Texto: Francisco Shimada
Fotos: Stela Maris