Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Festa e premiações no encerramento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

O presidente do TRT-PE Ivanildo Andrade com os representates das escolas campeãs

A tarde de quinta-feira (6) foi de muita alegria, apresentações, festa e aprendizado no auditório da Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco). Lá foi realizada a culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que integrou alunos de seis escolas municipais ao longo do ano para discutir e analisar o tema proposto para 2014 “Os 50 anos do Golpe Militar”, além de assuntos do universo trabalhista. O TJC é realizado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI) com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade, marcou presença na solenidade e fez o discurso destacando a importância do programa, que já chega à sua nona edição. “O programa cresceu e a cada dia a participação é maior e mais ativa. É muito importante quando os gestores compreendem que não se deve limitar a atividade educacional ao meramente formal, mas sim à formação de cidadãos, sensibilizados para enxergar a grandeza da importância do papel do judiciário para a construção da democracia".

Depois de meses trabalhando o tema, os alunos apresentaram os trabalhos finais nas categorias jogos teatrais, vídeo e texto escrito (em forma de cordel). Os vencedores foram: Escola Pedro Augusto Carneiro Leão (Fundão), na categoria jogos teatrais; Escola Ageu Magalhães (Casa Amarela), no vídeo documentário; e Escola Padre Nércio (Linha do Tiro), em texto de Cordel.

A coordenadora da Ageu Magalhães, Lúcia Helena Sampaio, ressaltou a importância da participação de um projeto como este para os estudantes. “Foi uma experiência única e os alunos se sentiram muito importantes e orgulhosos de estarem em contato com desembargadores, juízes e advogados. Sem esta oportunidade eles nunca estariam num lugar como essa”, sublinhou.

A coordenadora do TJC, juíza Carmem Richlin, colocou três pontos importantes do programa: aproximar o poder judiciário da sociedade; formar cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres e como exercê-los e ensinar noções básicas de direito cidadania, justiça e ética. “Acompanhamos uma mudança de mentalidade durante o processo e agora no final encontramos eles muito mais conscientes dos seus direitos e deveres”, ponderou.

O presidente da Amatra VI, juiz André Luiz Machado, enfatizou a relevância da escolha do tema, que foi de conscientizar tanto os professores quanto os alunos da importância de prevenir um possível retorno da ditadura. “Em momento de crise de uma sociedade este tema é sempre levantado como possível possibilidade por um grupo de poder”, comentou.

O TJC é um programa que visa ao envolvimento de magistrados com adolescentes e crianças da rede pública, com o objetivo de conscientizar e fazer com que eles reflitam sobre os diversos temas ligados ao universo trabalhista. Em seus nove anos de atuação já foram atendidos mais de 40 mil estudantes e cerca de 100 escolas beneficiadas. 

Texto: Patrícia Castelão

Fotos: Danilo Galvão