Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Para comemorar decênio da parceria com o TRT-PE, UFPE promove seminário

Há 10 anos a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebia do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) a doação de processos trabalhistas de valor histórico. Em reconhecimento à importância do acervo – que serviu de base para pesquisa e elaboração de vários trabalhos acadêmicos – e para comemorar o aniversário do convênio, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade, coordenado pelo professor Doutor Antonio Montenegro, promove, de 22 a 24 de abril de 2015, o seminário nacional “Historiografia e a Justiça do Trabalho: Passado e Presente”.

O formato do evento foi definido na última terça-feira (11), numa reunião na sede do TRT-PE de que participaram a desembargadora Eneida Melo, a chefe do Núcleo de Gestão Documental e Memória do TRT-PE, Marcília Gama, e Antônio Torres Montenegro e Regina Beatriz Guimarães, coordenador e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

“Sabendo do interesse da UFPE, solicitei ao Tribunal Pleno que o convênio fosse realizado sem limite de prazo, pois é uma parte da história da luta dos trabalhadores que não poderia ficar perdida”, relembra a desembargadora Eneida Melo, que, há 10 anos, fora procurada pelos professores Marc Jay Hoffnagel, Christine Dabat e Vera Acioli, do Departamento de História da Universidade.

Para Antônio Montenegro, a parceria é das mais importantes já firmadas pelo Programa, e uma das pioneiras no país, ao lado das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Hoje, vários TRTs firmaram convênios nos mesmos moldes, acompanhando a tendência do Movimento Nacional em Defesa da História. Antônio Montenegro destaca, ainda, que esse é um grande plano de preservação da memória da Justiça do Trabalho em Pernambuco. “A importância é relativa não só às leis, mas também ao valor histórico para a sociedade: como se deram as lutas, como ocorreram as conquistas e o engajamento para que elas acontecessem”, avalia o coordenador.

Durante esses 10 anos, mais de 200 mil processos foram entregues à UFPE, dentre os quais 20 mil estão disponíveis para consulta. Para que a população tenha acesso ao acervo, os processos são tratados, higienizados, organizados e digitalizados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). O material catalogado já serviu de base para elaboração de diversas monografias, dissertações e teses e também é utilizado como fonte de pesquisa por estudantes de cursos como História, Direito, Sociologia e Antropologia.

A ser realizado no auditório da UFPE, o seminário terá representantes dos Regionais da Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Amazonas e Pernambuco. Convidado para integrar a programação, o TRT-PE já confirmou sua participação: a desembargadora Eneida Melo ministra a palestra de abertura e também conduz mesa com juízes do Trabalho, com tema a ser definido.

Foto: Elysangela Freitas