Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Magistrados e servidores validam Planejamento Estratégico

Presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, abre Encontro de Validação.

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) participaram nesta sexta-feira (21) do Encontro de Validação do Planejamento Estratégico TRT6 2015-2020. Coordenado pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), o evento foi realizado na sede do Tribunal, no Recife, e apresentou o resultado das ações definidas durante o Fórum de Gestão Estratégica, realizado em agosto.

Na abertura do evento, o presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, destacou a importância de todos os setores do órgão participarem da definição das ações que serão executadas pelo Regional no próximo sextênio. “O planejamento traça estratégias a partir da avaliação do quadro existente. Numa instituição tudo se relaciona, é preciso haver entrosamento entre os servidores”, disse.    

A assessora de gestão estratégica, Kátia Barros, apresentou os novos conceitos de identidade definidos no Fórum: a missão que o Tribunal pretende desempenhar no próximo período estratégico, sua visão de futuro e seus valores. O mapa estratégico de 2015-2020 foi apresentado sob três perspectivas: sociedade, processos internos e recursos.

Assessora de gestão estratégica, Kátia Barros fala sobre o planejamento do Tribunal.

Em cada área do mapa, expôs a assessora, estão concentrados os objetivos do TRT. “Nosso mapa tem hoje 10 objetivos estratégicos e cada um deles tem um ou mais indicadores. Eles são utilizados para indicar se estamos no caminho certo”, explicou. O presidente Ivanildo Andrade também ressaltou a utilização dos índices: “O planejamento estratégico nos levou a novas práticas, nos tirou do empirismo e mostrou modos inovadores de trabalho para a administração pública”, disse, lembrando que o primeiro planejamento do Regional foi elaborado em 2009.

Durante o Encontro, a AGE também apresentou o Relatório Justiça em Números com o acompanhamento das Metas Nacionais do Poder Judiciário estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para este ano. Com os dados, que identificam o grau de cumprimento das metas até o mês de setembro, Kátia Barros destacou que o TRT-PE cumpriu antecipadamente duas das cinco metas que abrangem o Judiciário Trabalhista: Identificar e julgar, até 31/12/2014, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2011 e 80% dos processos distribuídos até 2012, nos 1º e 2º graus” (meta 2) e “Identificar e julgar, até 31/12/2014, as ações coletivas distribuídas até 31/12/2011, no 1º grau, e até 31/12/2012, no 2º grau” (meta 6).

Já a meta específica traçada para a Justiça Trabalhista que prevê a realização de oficinas de administração judiciária com participação de, pelo menos, 25% dos magistrados foi alcançada antes do prazo, em 200%. De acordo com a assessora Kátia Barros, a política de capacitação promovida pela Escola Judicial do TRT6 foi fundamental para a superação antecipada.

Após a exposição do Justiça em Números, os magistrados e servidores participaram do seminário “Gestão Pública por Resultados no TRT6 – Indicadores como ferramenta estratégica para a tomada de decisão”, ministrado pelo consultor José Augusto Neves. Durante a palestra, Neves ressaltou o modelo de administração seguido pelo Regional: “Não há como uma organização dar conta do seu planejamento se aqueles que fazem parte dela não participam”, disse, complementando que “a Justiça está se adequando e se capacitando e estamos vendo o resultado disso”. 

Consultor José Augusto Neves ministrou o seminário “Gestão Pública por Resultados no TRT6 – Indicadores como ferramenta estratégica para a tomada de decisão”

Texto: Jaqueline Fraga

Fotos: Stela Maris