Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Saúde do trabalhador é destaque em Congresso


Debates sobre saúde abordaram trabalho saudável, estresse e seguridade social

Questões relacionadas à saúde do trabalhador foram analisadas durante o I Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro na manhã desta quarta-feira (26). Após a palestra do diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT/SP), professor René Mendes, sobre a formação da cultura do trabalho seguro e saudável, que o leitor confere AQUI, foi a vez dos participantes debaterem as repercussões bucais causadas por estresse ocupacional e a saúde do trabalhador como um projeto para a seguridade social. 


Presidente da ABOT/PE Ana Cláudia Melo em palestra sobre estresse e odontologia
 
Gengivite, bruxismo, câncer bucal, aftas e dentes sensíveis. Qual a relação dessas doenças com a ocupação dos trabalhadores nas mais diversas áreas de trabalho? Na palestra O estresse ocupacional e suas repercussões bucais, a presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho (ABOT/PE) e dentista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), professora Ana Cláudia Melo, abordou a relação entre o estresse sofrido por empregados e as doenças bucais e a necessidade de preparo dos profissionais para compreender tal situação. 
 
“Certa vez, meu paciente reclamou da demora do processo de cicatrização de uma intervenção odontológica. Durante a conversa, ele me falou que trabalhava exposto a enxofre há anos, o que dificultava o processo de cura. Os profissionais da área médica e odontológica precisam estar capacitados a entender e averiguar a relação entre o estado clínico e o cotidiano do trabalhador. Que nós possamos unir a busca por um sorriso saudável, por exemplo, com um diagnóstico mais completo possível do paciente. O processo de saúde deve nortear a nossa vida”, declarou a dentista.


Diretor do INSS Sérgio Carneiro debateu seguridade social e saúde do trabalhador
 
Na sequência, o diretor de Saúde do Trabalhador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS/DF), Sérgio Antônio Carneiro, apresentou a palestra Saúde do trabalhador: um projeto para a seguridade social. Um dos principais pontos da conversa foi a necessidade de trabalho conjunto entre as instituições numa forma de garantir melhor assistência ao trabalhador acidentado. O dirigente também falou sobre políticas públicas e questões pontuais, a exemplo do direito a benefício sem perícia, aposentadoria especial, benefícios de longa duração e reabilitação profissional.   
 
“Quando falamos de trabalho seguro, estamos falando de seguridade social. A prevenção, a vigilância, a assistência, a avaliação e a reabilitação do trabalhador são questões que devem ser consideradas por empregados, empregadores e instituições. O fato de ter uma doença não gera incapacidade do trabalhador. É preciso trabalhar as potencialidades, vontades e desejos das pessoas, para que elas possam voltar ao mercado de trabalho e se sintam satisfeitas. Nosso trabalho só tem sentido, se fizermos algo pela vida”, afirmou o diretor.


Palestrantes do pilar temático sobre saúde do trabalhador. Da esquerda para a direita: professor René Mendes, dentista Ana Cláudia Melo e diretor Sérgio Carneiro
 
O I Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro segue até esta quinta-feira (27), no Golden Tulip Recife Palace, localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com debates sobre segurança na indústria e no serviço terceirizado. Confira a programação completa AQUI. O evento é realizado pelo TRT-PE em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin6) e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
 
Texto: Francisco Shimada
Fotos: Stela Maris