Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Sindicato e terceirizada de serviços de higienização participam de audiências de conciliação

Nesta Semana Nacional da Conciliação, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Locação de Mão de Obra e a empresa Hister Higienização e Serviços Terceirizados participaram de audiência comandada pela juíza Regina Maura, na 18ª Vara do Trabalho do Recife, para negociar o pagamento das verbas rescisórias de 160 trabalhadores. Em que pese a ação tenha sido ajuizada pelo órgão de classe como substituto processual, grande parte dos ex-empregados estiveram presentes.

A empresa fornecia mão de obra terceirizada para o Governo do Estado de Pernambuco, mais especificamente para Polícia Civil, e, com o fim do contrato, desligou os funcionários no mês de maio sem quitar as verbas trabalhistas devidas. O acordo proposto pela empresa no Sindicato foi pagar as verbas rescisórias em quatro parcelas, mas não foi aceito pela categoria. A Hister argumentou que está discutindo junto ao Governo do Estado mais uma parcela do contrato e, se ela for paga, liquidaria o valor remanescente do acordo proposto de uma só vez.

No entanto, já que a parcela ainda está condicionada à liberação pelo Estado, o advogado da terceirizada formulou outra proposta: reduzir o pagamento do valor devido para três parcelas, sendo a primeira para o dia 10 de dezembro. A proposta foi bem aceita pelos ex-empregados. Mas o advogado afirmou que necessitava finalizar tais ajustes com a empresa.

A juíza Regina Maura, então, designou uma audiência extra pauta para a próxima sexta-feira (05) quando a Hister confirmará sua proposta.  Para a ocasião será intimado o gestor do contrato da empresa, da Polícia Civil, e convocado o Procurador do Estado.

Texto: Helen Falcão

Imagem: Milena Freitas