Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Servidores participam de curso sobre o Google institucional

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) realizou, na terça-feira (02), o curso “Google Institucional”. Ministrada pelo servidor Samuel Sávio Damásio da Silva, lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a capacitação teve foco no correio eletrônico do Tribunal que, desde 2013, funciona na plataforma Gmail.

Dentre os assuntos, o instrutor destacou a tendência atual da computação em nuvem (cloud computing), em que os sistemas e arquivos são utilizados e armazenados remotamente, podendo ser acessados a partir de qualquer lugar com conexão à internet. Diferentemente da tecnologia tradicional, na qual os arquivos ficam salvos em uma ou num conjunto de máquinas, a nova traz benefícios financeiros – já que reduz investimentos com softwares e hardwares individuais – e de comunicação, facilitando o compartilhamento e acesso de arquivos.

“A tecnologia fará parte da vida de vocês cada vez mais, não só aqui no Tribunal”, afirmou Samuel Sávio, que, além de explicar como organizar o Gmail institucional, personalizando marcadores, filtros, assinatura, por exemplo, também trouxe informações sobre o Hangout (bate-papo) e o Drive (gerenciador de arquivos em nuvem).

A calculista da 14ª Vara do Trabalho do Recife Cleusy Galindo parabenizou a Escola pela iniciativa, que, segundo ela, contribui para a aplicação de novas tecnologias nas rotinas de trabalho, bem como para o desenvolvimento de magistrados e servidores. Pelo pacote Google do TRT-PE, magistrados e servidores possuem 30 GB para armazenamento, o dobro do oferecido para os usuários comuns do Gmail.

Acesso ao e-mail institucional: correio.trt6.jus.br

Ajuda do Google: https://support.google.com/?hl=pt-BR

Texto: Helen Falcão

Foto: Gutemberg Soares