Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

TRT-PE inaugura 3ª Vara Trabalhista em Goiana


Vice-presidente Pedro Paulo e presidente Ivanildo Andrade descerrando a placa

Para atender ao aumento das demandas trabalhistas na região de Goiana/PE, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (28), a terceira Vara do Trabalho (VT) do município. As novas instalações funcionam no Fórum Conselheiro João Alfredo, no Loteamento Carvalho Feitosa, Centro, juntamente com a segunda VT local, inaugurada em dezembro de 2014.

O presidente do TRT-PE, Ivanildo Andrade, enfatizou que Goiana sempre foi uma prioridade de expansão do Regional, devido à realidade econômica do município: “Neste momento que Goiana vive um novo apogeu, cuidamos para que a Justiça ofereça ao cidadão uma prestação jurisdicional célere e aos servidores e magistrados condições mais adequadas de trabalho”.

O juiz titular da 3ª VT de Goiana, Marcelo Bacalá, comentou que a instalação da unidade vai facilitar ainda mais o acesso dos trabalhadores à Justiça: “Os processos trabalhistas no município têm aumentado significativamente e a nova VT, com a facilidade do Processo Judicial Eletrônico, vai julgar de forma mais rápida e eficiente as demandas locais”.


Juiz Marcelo Bacalá e prefeito Fred Gadelha em corte da fita de inauguração

Após os pronunciamentos, o descerramento da placa inaugural foi feito pelo presidente Ivanildo Andrade e pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Pedro Paulo Nóbrega. E o corte da fita foi realizado pelo juiz Marcelo Bacalá e pelo prefeito de Goiana, Frederico Gadelha.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE, ao longo de três anos a demanda da Justiça Trabalhista em Goiana aumentou cerca de 60%. Com a construção em andamento dos polos farmacoquímico, automotivo e vidreiro, e posterior funcionamento dessas indústrias, estima-se que serão gerados cerca de 19 mil empregos diretos e indiretos na região. Devido a essa ampliação do mercado de trabalho local, o Tribunal e a Prefeitura estão finalizando um acordo para doação de terreno onde será instalado o novo Fórum Trabalhista, que reunirá as três Varas e deverá se localizar na cidade planejada Northville – uma área que contará com três bairros residenciais, shopping center, hotel, hospital e posto policial,  além de centros logístico, empresarial e educacional.

Nessa solenidade, estiveram presentes o secretário-geral da Presidência do Tribunal, Ayrton Carlos Porto Júnior; o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado; a secretária do Tribunal Pleno, Nyédja Azevedo; o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro; o coordenador de Engenharia de Manutenção, Ricardo Rangel; e a coordenadora de Licitações e Contratos, Deyse Mendes. Também prestigiaram a cerimônia, o conselheiro da OAB-PE, Theobaldo Azevedo (representando o presidente Pedro Henrique Reynaldo); o presidente da Apjustra, Antônio Marcelino Filho; a conselheira da OAB-Goiana, Hercijane Melo (representando o presidente Emanoel Sena); o procurador do município, Leonardo Neves, entre outras personalidades.


Nova Vara funciona juntamente com a 2a VT local

Terra dos Caboclinhos

A 60km da capital e com uma população de quase 76 mil habitantes, o município de Goiana, fundado em 1840, é um importante centro industrial da região da Mata Norte pernambucana, gerando um PIB anual de R$ 634 milhões com a produção de cimento, açúcar, cal, algodão, móveis e artefatos de fibra de coco. Conhecida como a “Terra dos Caboclinhos”, Goiana (“gente estimada”, em tupy), foi o primeiro lugar no território brasileiro a considerar livres todos os seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea, por meio de decreto em março de 1888.

Fotos: Stela Maris

Fórum Conselheiro João Alfredo

1a VT de Goiana

Av. André Vidal de Negreiros, 17 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-000

Fone: (81) 3626.0017

Email: varagoiana[at]trt6.jus[dot]br

Juíza Titular: Andréa Cláudia de Souza

Diretora de Secretaria: Mércia Israel de Oliveira Pavão

2a VT de Goiana

Loteamento Carvalho Feitosa, 53 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-970

Fone: (81) 3626-4336

Email: varagoiana02[at]trt6.jus[dot]br

Juiz Titular: Virgínio Henriques de Sá e Benevides

Diretor de Secretaria: Gonçalo Machado da Ponte

3a VT de Goiana

Loteamento Carvalho Feitosa, 53 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-970

Email: varagoiana03[at]trt6.jus[dot]br

Juiz Titular: Marcelo da Veiga Pessoa Bacalá