Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Novos dirigentes do TRT-PE tomam posse para o biênio 2015-2017


Vice-presidente, corregedor e presidente

Confira as fotos da solenidade de posse
AQUI.

Os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) para o biênio 2015-2017 foram empossados em sessão solene realizada na tarde dessa quinta-feira (5), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

A desembargadora Gisane Barbosa de Araújo assume o cargo de presidente, a desembargadora Virgínia Malta Canavarro, o de vice-presidente e o desembargador Ivan de Souza Valença Alves, o de corregedor regional do trabalho. Também foram nomeados como diretor e vice-diretor da Escola Judicial, respectivamente, os desembargadores Pedro Paulo Nóbrega e André Genn, e como ouvidora e ouvidora substituta, as desembargadoras Eneida Melo Correia de Araújo e Nise Pedroso Lins de Sousa.

No seu juramento, a desembargadora Gisane Barbosa prometeu desempenhar fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as Leis da República. Coube ao desembargador Ivanildo Andrade, presidente do TRT-PE no biênio 2013-2015, empossar a nova presidente, que assumiu o comando da sessão e nomeou a nova vice-presidente e o novo corregedor.

Ao discursar, a presidente agradeceu a gestão anterior e, sendo a sexta mulher a ocupar o cargo, relembrou as desembargadoras que a antecederam na posição: Irene da Barros Queiroz, Ana Maria Schuler, Maria de Lourdes Cabral de Mello, Josélia Morais da Costa e Eneida Melo Correia de Araújo. “Cada uma, a seu modo, somou um pouco do perfil e da psicologia feminina. Essas periódicas substituições na administração são o que propiciam que cada magistrado venha a apresentar o seu contributo, pois, embora nós, juízes, tenhamos ingressado na carreira com o objetivo de praticar a Justiça e prestar o dever jurisdicional, é a experiência de vida e profissional que cada um possui, que permite renovação a cada gestão”,  afirmou.

Sobre os projetos para os próximos dois anos, citou o acompanhamento das obras do novo Fórum Advogado José Barbosa de Araújo, sede das 23 Varas do Trabalho (VTs) do Recife, bem como a construção de novos prédios para melhor abrigar os Fóruns Trabalhistas dos municípios de Igarassu, Ipojuca e Goiana. Também dirigirá esforços para aprovar junto ao Congresso Nacional a criação de novas VTs e cargos de juízes e servidores. Ainda na questão de recursos humanos, haverá destaque na capacitação dos servidores de primeiro grau. Outra meta é informatizar os processos administrativos, de forma a torná-los mais rápidos e transparentes, benefícios já sentidos com o Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Falou, ainda, sobre o desafio de garantir maior celeridade aos julgamentos, destacando a importância do diálogo e da colaboração para encontrar novos caminhos: “Aos nossos juízes e à associação que os congrega, a AmatraVI, faço um apelo para que, debruçando-nos sobre a nossa realidade, com os nossos recursos humanos e materiais limitados, possamos construir alternativas para alcançarmos resultados positivos que propiciem ao nosso cidadão uma melhor e mais célere prestação jurisdicional”, expôs.


Junto à presidente Gisane Araújo, o esposo, José Alves Junior, e a filha Camila Araújo

Para finalizar, a magistrada agradeceu aos colegas, amigos e familiares, enfatizando a importância dos seus pais, Risonita Barbosa de Araújo e José Barbosa de Araújo, em sua formação. Notável advogado trabalhista, José Barbosa de Araújo dá nome ao Fórum do Recife.


Procurador-geral do Estado, César Caúla, presidente Gisane Araújo, ex-presidente Ivanildo Andrade e presidente do TJPE, Frederico Neves

Em seu discurso, o desembargador Ivanildo Andrade lembrou os principais desafios no cargo de presidente. “Foram dois anos em que nos empenhamos para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando cumprir nossa responsabilidade política e ética na construção da democracia”. O desembargador citou as conquistas de sua gestão como a implantação 100% do PJe, o modelo de capacitação da Escola Judicial, os cursos para formação dos servidores, a ampliação de instalações e inaugurações de novas VTs. Também mencionou a viabilização da construção do novo prédio para o Fórum do Recife, a realização dos concursos para juízes substitutos, além da posse de novos servidores. Ivanildo Andrade encerrou agradecendo o apoio de todos e desejando sucesso à administração da nova presidente.

Houve, ainda, pronunciamentos do vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), juiz Rafael Val Nogueira; do chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, José Laízio Pinto Júnior, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves, que se referiram à capacidade administrativa do desembargador Ivanildo Andrade e desejaram sucesso à presidente Gisane Barbosa, oferecendo apoio para enfrentar as crescentes demandas da sociedade, principalmente pelo cenário de desenvolvimento da economia pernambucana.


Os 19 desembargadores do TRT-PE e outras autoridades compuseram a mesa de honra

A mesa de honra da solenidade foi composta pelos 19 desembargadores do TRT-PE: Gisane Barbosa de Araújo, Virgínia Malta Canavarro, Ivan de Souza Valença Alves, Eneida Melo Correia de Araújo, André Genn de Assunção Barros, Ivanildo da Cunha Andrade, Pedro Paulo Pereira Nóbrega, Valéria Gondim Sampaio, Valdir José Silva de Carvalho, Acácio Júlio Kezen Caldeira, Dione Nunes Furtado da Silva, Dinah Figueirêdo Bernardo, Maria Clara Saboya Albuquerque Bernardino, Nise Pedroso Lins de Sousa, Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, Maria do Socorro Silva Emerenciano, Sergio Torres Teixeira, Fábio André de Farias e Paulo Alcantara.

Também compuseram o dispositivo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, José Laízio Pinto Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Ricardo Neves; o procurador-geral do Estado, Antônio César Caúla Reis (representando o Governo de Pernambuco); o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Edilson Pereira Nobre Júnior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Fausto de Castro Campos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal; o presidente do TRT5 e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs, o desembargador Valtércio de Oliveira; o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves; e o vice-presidente da AmatraVI, juiz Rafael Val Nogueira.

Os novos dirigentes do TRT-PE foram eleitos, por unanimidade, em outubro de 2014, durante sessão extraordinária do Tribunal Pleno. Conheça o perfil de cada um:

Desembargadora presidente Gisane Barbosa de Araújo

Gisane Barbosa de Araújo tomou posse como juíza do Trabalho substituta em janeiro 1987, tendo exercido a titularidade das Varas Trabalhistas de Petrolina, Palmares, Escada, Goiana, 2ª de Jaboatão e 9ª, 17ª e 12ª do Recife. Em agosto de 2001, foi promovida, por merecimento, para o cargo de desembargadora. Participou em Comissões de Concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 2003 e 2009. Foi corregedora do TRT-PE durante o biênio 2011/2013.

Desembargadora vice-presidente Virgínia Malta Canavarro

Virgínia Malta Canavarro ingressou na Justiça do Trabalho em 1973, como oficial de administração. Em 1980, foi aprovada no concurso público para juiz do Trabalho substituto, sendo nomeada juíza titular em 1986. Exerceu a titularidade das Varas do Trabalho de Palmares, Catende, Cabo, Nazaré da Mata e 2ª e 18ª Varas do Recife. Assumiu o cargo de desembargadora do trabalho em 2002, pelo critério de antiguidade. Foi corregedora no biênio 2013/2015.

Desembargador corregedor Ivan de Souza Valença Alves

Ivan de Souza Valença Alves tomou posse como juiz do Trabalho substituto em janeiro de 1987, tendo exercido a titularidade das Varas Trabalhistas de Penedo, Escada, Cabo, 5ª, 8ª e 14ª VTs do Recife. Em 2002, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT-PE. Presidiu a 1ª Turma no período de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2009. Integrou a comissão organizadora do XVIII Concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da VI Região.

Confira o discurso da presidente na íntegra

Texto: Helen Falcão e Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas e Stela Maris