Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

1ª VT do Cabo de Santo de Agostinho cumpre Meta 1 do CNJ


Equipe da 1ª Vara do Trabalho da cidade do Cabo de Santo Agostinho

O corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, encerrou a correição ordinária no Fórum Luiz Delgado, onde estão instaladas as duas Varas do Trabalho (VTs) e o Setor de Distribuição dos Feitos da cidade do Cabo de Santo Agostinho, nessa quarta-feira (4). Sobre os trabalhos desenvolvidos pela 1ª Vara, o magistrado observou o empenho de todos que integram a unidade em busca de uma eficaz prestação jurisdicional, com destaque para o cumprimento da Meta 1/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina o julgamento de quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
 
Em 2014, a 1ª VT do Cabo registrou a conclusão de 103,5% de ações judiciais, considerada a relação entre os processos de conhecimento apresentados e os decididos: 1.228 (recebidos) x 1.271 (decididos). O corregedor Regional, Ivan de Souza Valença Alves, também elogiou duas boas práticas informadas pelo Juízo, ambas relacionadas à execução do julgado, fase processual a exigir grande atenção: supressão de artigo de liquidação pelas partes, sendo os cálculos realizados sempre pelo contador do Juízo; e prioridade à execução, evitando discussões estéreis antes de sua garantia, o que reduziu, de forma significativa, o número de processos nessa fase.
 
Na ocasião, o titular da 1ª VT do Cabo, juiz Bartolomeu Alves Bezerra, solicitou o encaminhamento de estagiários para atuar na Secretaria da Vara, com os objetivos de contribuir para a formação dos estudantes e auxiliar nos serviços jurisdicionais. O magistrado destacou a existência de faculdade de Direito em atividade no município do Cabo de Santo Agostinho.
 
Distribuição – A equipe correcional constatou que o Setor de Distribuição permanece seguindo todas as orientações e recomendações dirigidas, apresentando-se organizado e pontual. Os trabalhos foram acompanhados pelo titular da 2ª Vara e diretor do Fórum, juiz Sérgio Murilo de Carvalho Lins, que destacou a importância da unidade administrativa para as varas locais, inclusive podendo vir a auxiliá-las mais diretamente, caso lhe sejam delegadas outras atividades, ora executadas pelas secretarias das varas. Na segunda (2), a equipe de correição havia visitado a 2ª VT do Cabo, como foi divulgado no site do TRT-PE.
 
Correição 2015 – Nesta sexta-feira (6), o corregedor Ivan de Souza Valença Alves e equipe na Vara do Trabalho de Escada, cidade localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Cumprindo o Edital 02/2015, a correição segue até o final do mês de abril e passará por unidades jurisdicionais em mais cinco municípios: Recife, Igarassu, Catende, Barreiros e Ribeirão.  
 
Matéria relacionada
 
 
Texto: Francisco Shimada com informações de Antônio Castilhos Pedrosa
Foto: Equipe da Correição