Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 sensibiliza imprensa pernambucana sobre Dia em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) visitou na tarde desta quinta-feira (23) as redações do Jornal do Comercio e da TV Clube, localizadas em Santo Amaro, bairro da capital pernambucana. A proposta foi divulgar os eventos em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho, celebrado em 28 de abril. Neste ano, a data será exaltada no Recife com o lançamento de um livro na próxima segunda-feira (27) e a realização de um simpósio na terça-feira (28).

No primeiro encontro da tarde, o grupo foi recebido e entrevistado pela jornalista Ângela Fernanda Belfort, repórter especial da editoria de Economia de um dos principais periódicos do país. Destaque da programação do evento, o tema mais evidenciado na conversa foi a questão da terceirização e seus comprometimentos para a saúde do trabalhador.

Na visita à emissora de TV, que transmite a programação da rede Record em Pernambuco, a comitiva conversou com a gerente de Jornalismo, Roberta Aureliano. A executiva mostrou-se sensível à importância da abordagem apresentada pelo Getrin6 e se dispôs a apoiar a mobilização como fosse possível dentro da programação do canal.

“O Brasil é o quarto país em número de acidentes de trabalho, atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia. Por ano, são 750 mil ocorrências do tipo, com dois mil óbitos, fora as subnotificações. A maior preocupação com a terceirização está no contexto social e na fragilização do sistema de segurança e saúde do trabalhador. Estudos demonstram que, em média, prestadores de serviço trabalham quatro horas a mais por semana e se acidentam 30% mais que os contratados. No caso dos bancários, recebem até metade do salário pago aos funcionários”, destacou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Fábio André de Farias.

Durante a semana, a comitiva do Getrin também visitou as redações do Diario de Pernambuco, Rede Globo Nordeste, Folha de Pernambuco, TV Tribuna e Rede Brasil de Comunicação.

O Getrin6 é composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Também integram o grupo as fundações Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura Municipal de Olinda. Entre outras iniciativas, o grupo responde pelo desenvolvimento no estado das ações do Programa Trabalho Seguro.

Mais – A celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho em Pernambuco ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril. Na segunda-feira, haverá o lançamento do livro Terceirização, máquina de moer gente trabalhadora, de autoria de Grijalbo Coutinho, desembargador do TRT-DF/TO. Aberto ao público, o evento será na Livraria Cultura – Paço Alfândega, no Recife, a partir das 19h.

Já na terça, o Getrin6 promove um simpósio com o tema Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador. De acesso gratuito, o encontro ocorrerá das 9h às 18h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Recife. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem contendo o nome completo, empresa/entidade, função e telefone para o e-mail mov28deabril[at]gmail[dot]com.  

Serviço:

O que: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho

Quando e onde:

Nesta segunda (27), a partir das 19h, lançamento do livro Terceirização, máquina de moer gente trabalhadora, do desembargador do TRT-DF/TO, Grijalbo Coutinho, na livraria Cultura – Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife);

Nesta terça (28), das 9h às 18h, simpósio com o tema Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador, no auditório do Senac (Avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro)

Inscrições gratuitas pelo e-mail: mov28deabril[at]gmail[dot]com

Informações: (81) 3427.4566 / 3241.3802

Texto: Larissa Correia

Fotos das reuniões: Elysângela Freitas

Foto desembargador Fábio Farias: Danilo Galvão