Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Desembargador do TRT-DF/TO lança livro sobre Terceirização no Recife

Na noite desta segunda-feira (27), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-DF/TO), Grijalbo Fernandes Coutinho, lançou seu mais novo livro “Terceirização: máquina de moer gente trabalhadora”, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo, como parte da programação do Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O livro traz análises estatísticas da terceirização no Brasil. As reflexões e conclusões mais importantes da obra são as referentes aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em sua palestra, o magistrado explicou que a obra é resultado de uma pesquisa acadêmica que analisa o sistema capitalista e o movimento de terceirização enquanto razão econômica e de redução do custo da mão de obra, com efeitos nefastos na segurança e saúde da massa operária. “A taxa de mortalidade, segundo alguns levantamentos estatísticos, é mais elevada em trabalhadores terceirizados do que em empregados próprios das empresas, chegando, em alguns setores, até cinco vezes mais”, comentou.

Dando continuidade ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promove simpósio aberto ao público com o tema “Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador”. O evento, com inscrições gratuitas, será realizado nesta terça-feira (28), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Recife, a partir das 9h e contará com palestras relacionadas ao tema.

Composto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro, tendo como gestores regionais os magistrados do TRT-PE: desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

O simpósio também conta com o apoio do Senac, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, da Escola Judicial da 6ª Região (EJ-TRT6), da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região (Amatra6), do Movimento 28 de Abril e da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT).

Serviço

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Evento: Simpósio Terceirização: adoecimento e morte do trabalhador

Data: terça-feira, 28/04

Horário: A partir das 9h

Local: Auditório do Senac / PE – Avenida Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro – Recife/PE

Inscrições gratuitas pelo e-mail: mov28deabril[at]gmail[dot]com

Informações: (81) 3427-4566 / 3241-3802