Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Seminário em Caruaru discute saúde e segurança do trabalhador no Polo Têxtil

O Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) promove seminário aberto ao público em Caruaru/PE com o tema “Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste”. O evento, com inscrições gratuitas, será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no Teatro Difusora, no Shopping Difusora.

A abertura será na quarta-feira (26), às 19h, com a palestra “Trabalho decente no setor têxtil”, proferida pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Paulo Mendes. Na quinta-feira (27), às 9h, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Ana Freitas fala sobre “Produção probatória, perícias judiciais e nexo técnico epidemiológico”. Em seguida, Isabela Aguiar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), comenta sobre os “Dados estatísticos em acidentes do trabalho” e o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) André Menezes aborda o “Desenvolvimento sustentável no polo têxtil”. Fechando a programação da manhã, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Marcos Miranda profere a palestra “Riscos ocupacionais e a saúde do trabalhador”.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, haverá dois painéis: “A atuação do MPT no setor têxtil: saúde e segurança nas facções”, com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT/PE) Adilson Pereira, e “Manuseio e armazenagem de produtos químicos em lavanderias da cidade de Toritama”, com o tecnólogo em segurança do trabalho da Fundacentro/PE Roberto Dantas. E encerrando o seminário, haverá palestra com o ergonomista da Fundacentro/PE Ricardo Serrano, que comenta o “Projeto de melhoria das condições ergonômicas do posto de trabalho das costureiras”.

As inscrições gratuitas para o Seminário podem ser feitas pelo email eventos.crpe[at]fundacentro.gov[dot]br. Os interessados em participar devem enviar dados como nome completo, empresa/entidade, função e telefone. Será emitido certificado aos participantes.

Polo Têxtil

O polo têxtil do Agreste é o segundo maior polo de confecções do Brasil, abarcando 13 cidades, nas quais se concentram mais de 18 mil empresas do setor, que geram cerca de 140 mil empregos direitos e indiretos. Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama formam o principal ponto de venda e fabricação de confecções do polo.

Getrin6

Composto pelo TRT-PE, o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro.

O Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e tem como gestores regionais os magistrados do TRT-PE: desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas.

Serviço:

Seminário Trabalho Seguro e Saudável no Polo Têxtil do Agreste

Data: 26 e 27 de agosto

Local: Teatro Difusora (Shopping Difusora), Av. Agamenon Magalhães, 444, Maurício de Nassau – Caruaru/PE.

Inscrições gratuitas: eventos.crpe[at]fundacentro.gov[dot]br.

Mais informações: (81) 3241 3643