Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Começa o II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Teve início, na tarde dessa segunda-feira (23), no Recife/PE, o II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que este ano traz como tema “Trabalho, meio ambiente e saúde: novos cenários, novas perspectivas“. O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro.

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Fábio Farias e juíza Ana Freitas, comentaram a importância da realização do evento: “É o nosso segundo Congresso e a importância desse evento é a demonstração da continuidade do trabalho. Já estamos há cinco anos com diversas ações, graças às iniciativas dos gestores regionais atuais e anteriores  do Trabalho Seguro, e isso é extremamente necessário para consolidar o programa”, destacou o desembargador Fábio Farias.

“Nós estamos reunindo palestrantes de várias áreas do conhecimento e que têm relação com o trabalho seguro, objetivando despertar na sociedade a importância da prevenção do acidente e do cuidado com a saúde no meio ambiente do trabalho”, ressaltou a juíza Ana Freitas.

Em seu pronunciamento, a presidente do TRT-PE, Gisane Barbosa de Araújo, parabenizou as entidades componentes do Getrin pela realização do evento. “Desejo um exitoso congresso a todos: ouvintes, palestrantes, organizadores e parceiros do Tribunal, com a certeza de que, durante todo o evento, teremos participações de qualidade.”

A conferência de abertura ficou a cargo do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão, que abordou o tema “Direito fundamental à saúde do trabalhador”. Durante sua explanação, o ministro comentou sobre a relação entre trabalho e saúde, os fatores que influenciam na saúde do trabalhador, os principais avanços e retrocessos no mundo jurídico sobre esse tema e como combater a questão. “Não podemos imputar a culpa apenas no empregador, no empregado ou no Estado pelos acidentes e doenças laborais. É responsabilidade de toda a sociedade e nosso dever cobrar e ter uma postura cada vez mais ativa no combate incansável e incessante às mazelas que o trabalho pode proporcionar”.

Palestras, oficinas, painéis, debates, exposição fotográfica, lançamento de livros e mostra de vídeos ligados ao tema fazem parte da programação do evento que acontece até quarta-feira (25) e é voltado a magistrados, servidores, advogados, órgãos públicos, entidades sindicais, profissionais, empresários e organizações não governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Engenharia do Trabalho e Segurança do Trabalho.

Compuseram a mesa de honra de abertura do Congresso: os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio André de Farias e a juíza Ana Freitas; o ministro do TST Cláudio Brandão; a presidente do TRT-PE, Gisane Barbosa de Araújo; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região (MPT6), José Laízio Pinto Júnior; o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SRTE-PE), André Luiz Negromonte; o diretor do Centro Regional da Fundacentro/PE, Túlio Gadêlha; a secretária de saúde da Prefeitura de Olinda, Tereza Miranda; o vice-presidente da Fiepe, Aurélio Márcio Nogueira; o presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Paulo Rubem Santiago; e  o presidente da Comissão do Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Marcondes Oliveira.

Também prestigiaram a abertura do Congresso os desembargadores do TRT-PE, André Genn de Assunção Barros, Valéria Gondim Sampaio e Valdir José Silva de Carvalho, os juízes do TRT-PE Carmen Richlin e Andréa Keust, os juízes do TRT-SC Ricardo Jahn e Leonardo Frederico Fischer, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP), Patrícia Carvalho e o coordenador de Atenção à Saúde do Trabalhador de Olinda, Admilson Ramos.  

Getrin6

Integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro - iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Confira a Programação.

Serviço:

II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Datas: 23, 24 e 25 de novembro de 2015

Horários: 8h às 17h

Local: Auditório da FIEPE - Av. Cruz Cabugá, 767 - Santo Amaro - Recife/PE

Mais Informações: (81)  3241-3643

 

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas