Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Getrin6 dá início ao III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Presidente Gisane Araújo abriu oficialmente o evento

Na tarde dessa segunda-feira (28), no Recife/PE, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) deu início ao III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que este ano traz como tema “A (Des)Organização do Trabalho e suas Implicações na Saúde Mental“. O evento acontece, até quarta (30), no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no bairro da Boa Vista.

Abrindo oficialmente o evento, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Gisane Barbosa de Araújo, parabenizou as entidades componentes do Getrin6 pela realização do Congresso. “Quero expressar meus agradecimentos a todas as instituições que viabilizaram este momento, abordando um tema bastante atual: saúde mental,  que leva a tantos afastamentos de trabalhadores e que tende a se agravar se não for combatido”.

Professor Everaldo Gaspar conduziu a conferência magna 

A conferência magna ficou a cargo do professor doutor em Direito Público da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Everaldo Gaspar, que comentou o tema A morte lenta no trabalho e os rituais do sofrimento, relatando as respostas da teoria organizacional crítica e das teorias dos movimentos sociais. “A complexidade das relações de trabalho, o poder das classes dominantes e a exploração do trabalhador, provocou uma reação da sociedade, através dos movimentos coletivos de resistência”. O professor explicou ainda que a relação de trabalho atual, que cria uma subordinação 24 horas por dia, junto a uma crise econômica profunda, provoca doenças e morte que só podem ser combatidas através da luta operária.

Eugênio Jerônimo e Zelito Nunes apresentaram o show Humor na Feira

Na sequência, houve o show Humor na Feira, com Eugênio Jerônimo e Zelito Nunes. Com direção de Rogério Robalinho, os contadores de causos populares fizeram uma apresentação cultural recheada de versos, poesias e histórias com muitas rimas e motes.

Compuseram a mesa de honra do Congresso: a presidente do TRT-PE, Gisane Barbosa de Araújo; os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Fábio André de Farias e a juíza Ana Freitas; a procuradora Lívia Arruda, representando o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), José Laízio Pinto Júnior; o procurador federal Arthur Lins, representando a procuradora regional federal da Advocacia-Geral da União (AGU), Marília Moraes; o diretor do Centro Regional da Fundacentro/PE, Luiz Antônio Melo; o coordenador de Atenção à Saúde do Trabalhador de Olinda, Admilson Ramos, representando a secretária de saúde da Prefeitura de Olinda, Tereza Miranda; a diretora da Fafire, irmã Maria das Graças Costa; e o vice-presidente da OAB-Subseccional Timbaúba, Grinaldo Gadêlha Júnior. Também prestigiaram a abertura do Congresso as juízas do TRT-PE Carmen Richlin e Andréa Keust, o diretor técnico da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes, e a médica do trabalho Jandira Dantas.

Getrin6

Integrado pelo TRT-PE, MPT-PE, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), AGU e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundacentro/PE, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura Municipal de Olinda, o Getrin6 desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro - iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro tem o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel-PE), do grupo Down+ e da Faculdade Fafire.

Confira a programação completa

Serviço:

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

28, 29 e 30 de novembro de 2016

Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista – Recife/PE

Inscrições gratuitas: eventos.crpe[at]fundacentro.gov[dot]br

Mais Informações: (81) 3241-3802 / 3241-3643

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Paula Barreto