Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Pesquisadora da UFBA fala sobre saúde mental dentro do III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Petilda Vazquez falou sobre competitividade e impactos na saúde do trabalhador

Na manhã desta terça-feira (29), a palestra Trabalho Contemporâneo, Precarização e Saúde Mental, ministrada pela pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, Petilda Serva Vazquez, abriu o segundo dia de atividades do III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro. Promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), o evento acontece no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), no Recife/PE.

Em sua palestra, a professora Petilda Vazquez explanou sobre a competitividade do mercado de trabalho, as cobranças da sociedade por desempenho e as consequências psíquicas que esses aspectos causam no trabalhador. “A pressão das empresas por produtividades e resultados acarreta em ameaças, assédio moral, e medos que levam ao adoecimento do empregado, quando, na verdade, o trabalhador deveria gozar do prazer na realização de suas atividades”, defendeu.

Psicólogas da Secretaria Estadual de Saúde comandaram painel sobre trabalho infantil

Na sequência, mediado pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Andréa Keust, aconteceu o painel A Estratégia de Vigilância em Saúde em Crianças e Adolescentes no Contexto do Trabalho Infantil, com a gerente da Saúde do Trabalhador, Adriana Guerra, e a coordenadora de Vigilância de Violência e Acidentes, Sandra Souza, ambas da Secretaria de Saúde de Pernambuco. As psicólogas abordaram os desafios do setor de saúde no enfrentamento do trabalho juvenil e os impactos nas relações sociais devidos às doenças e acidentes laborais envolvendo crianças e adolescentes.

No intervalo das palestras, a bailarina Amanda Lima, portadora da síndrome de Down e integrante do projeto Down+, fez performance artística de ballet clássico, ao som da música “Súplica Cearense”, de Nelinho e Waldeck Macedo, interpretada na voz de Elba Ramalho, emocionando todos da plateia.

Dando continuidade à programação, na parte da tarde, haverá a roda de conversa Revisitando o SESMT: perspectivas de inserção de novos profissionais/saberes, com mediação da médica da Fundacentro/PE, Jandira Dantas; e a palestra Nexo Técnico Epidemiológico: dificuldades e controvérsias na sua fixação, com o médico do Trabalho Flávio Lins.

Confira a programação completa

Confira mais fotos do evento

Serviço:

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

28, 29 e 30 de novembro de 2016

Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista – Recife/PE

Mais Informações: (81) 3241-3802 / 3241-3643

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas