Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro entra no último dia de atividades

Diretores de sindicatos relataram episódios de violência em categorias profissionais

O III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro entrou no seu último dia de atividades, nesta quarta-feira (30). Promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), o evento acontece no auditório da Faculdade Fafire, no Recife/PE.

Pela manhã, os participantes prestigiaram a palestra “O Olhar sobre Violências no Trabalho em Categorias Profissionais”, com mediação da procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) Débora Farias. A palestra teve os depoimentos do diretor do Sindicato dos Bancários, João Rufino, da diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Pernambuco, Lindinere Ferreira, e do diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos, Luciano Batista. Eles falaram sobre os históricos de hostilidades e agressões sofridos pelos trabalhadores das respectivas categorias, relatando episódios de intimidação e constrangimento que muitos bancários e servidores públicos enfrentam.

Psicóloga e juíza comandaram painel sobre suicídio no trabalho

Em seguida, a psicóloga Laura Pedrosa Caldas e a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Luciana Paula Conforti debateram o suicídio no trabalho. No painel, as palestrantes abordaram as atuais formas de gestão das empresas e as repercussões na saúde do empregado. Elas comentaram que aspectos econômicos, como competitividade e consumismo, aliados a dominação da subordinação das empresas geram uma violência moral implícita, que levam a tensões e medos, que culminam em doenças e mortes.

Na parte da tarde, encerrando o evento, haverá as palestras “Síndrome de Burnout”, com o psiquiatra Marcos Túlio Caldas; “A Importância da Prova na Demonstração do Sofrimento Mental nas Relações de Trabalho”, com a juíza Ana Freitas; e a conferência “Questões Éticas e o Assédio no Trabalho”, com a juíza Andréa Keust e com o advogado da OAB, Grinaldo Gadelha. Os participantes do Congresso também estão tendo a oportunidade de conferir, no hall de entrada do auditório, a exposição “Um pouco do Recife com olhar especial” do fotógrafo Lucas Evaristo, 15 anos, integrante do grupo Down+.

Exposição “Um pouco do Recife com olhar especial”, do fotógrafo Lucas Evaristo

Confira a programação completa

Veja mais fotos do evento

Serviço:

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

28, 29 e 30 de novembro de 2016

Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista – Recife/PE

Mais Informações: (81) 3241-3802 / 3241-3643

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Elysangela Freitas