Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Conferência sobre assédio moral encerra o III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

Psiquiatra falou sobre a Síndrome de Burnout

Após três dias de intensas atividades, o III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro chegou ao final na tarde dessa quarta-feira (30). Promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), o evento aconteceu no auditório da Faculdade Fafire, no Recife/PE.

Na parte da tarde, o psiquiatra Marcos Túlio Caldas ministrou a palestra “Síndrome de Burnout”, comentando sobre os distúrbios psíquicos depressivos relacionados à vida profissional, envolvendo esgotamento físico e mental intenso, e seus principais sintomas, como fadiga, sono perturbado, dores musculares e sentimento de alienação. Ele explicou que todo estresse causa imunodeficiências, levando os empregados a adoecerem com mais facilidade.

Magistrada abordou meios de provas processuais

Em seguida, a gestora regional do Programa Trabalho Seguro, juíza Ana Freitas, proferiu a palestra “A Importância da Prova na Demonstração do Sofrimento Mental nas Relações de Trabalho”, destacando os meios de provas, nesses tipos de casos, para convencimento do julgador, como confissões, documentos, testemunhas, perícias e inspeções. A magistrada comentou que na aptidão da prova, o juiz pode determinar o ônus da comprovação para quem tem melhores condições de demonstrar o fato.

Conferência de encerramento abordou o assédio moral

E encerrando o Congresso, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Andréa Keust e o advogado da OAB Grinaldo Gadelha conduziram a conferência “Questões Éticas e o Assédio no Trabalho”, abordando a ética como um fenômeno criado a partir de uma reflexão e que fornece base aos valores sociais. Eles discutiram também as consequências da exposição dos trabalhadores a situações constrangedoras no exercício das funções, devido às relações autoritárias desproporcionais que podem provocar o adoecimento mental do empregado.

No final do evento, representando o Getrin6, a juíza Ana Freitas fez a entrega dos alimentos arrecadados, por ocasião da inscrição no Congresso, à diretora da Fafire, irmã Maria das Graças Costa, que repassará os donativos às famílias atendidas pelos programas sociais da instituição.

Veja mais fotos do evento

Serviço:

III Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

28, 29 e 30 de novembro de 2016

Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE)

Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista – Recife/PE

Mais Informações: (81) 3241-3802 / 3241-3643

Texto: Fábio Nunes

Fotos: Paula Barreto