Selo Ouro recebido pelo TRT6 em 2023
Selo 100% PJe
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Galeria de fotos
  • Issuu
  • SoundCloud
  • Youtube

Seminário discute os desafios e as perspectivas do meio ambiente de trabalho

Encontro foi aberto na manhã desta quinta (27), no auditório da Fundacentro, e segue até o final da tarde
 
Para marcar o 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), a Escola Judicial (EJ6), o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6), o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) promoveram o seminário Meio Ambiente do Trabalho no Século XXI: Desafios e Perspectivas. O encontro é integrado ao calendário de eventos do Abril Verde e vai se estender ao longo desta quinta-feira (27), no auditório da Fundacentro, nos Torrões.
 
Na mesa de abertura, nesta manhã, os desembargadores Eneida Melo, representando o presidente do TRT-PE, Ivan Valença, Nise Pedroso, diretora da Escola Judicial, e Paulo Alcântara, vice-diretor da EJe e gestor regional do Getrin, dividiram assento com o procurador do Trabalho José Laízio Pinto Júnior, o secretário executivo de controle ambiental do Recife, Carlos Ribeiro, a diretora de vigilância de Saúde de Olinda, Marucha Dantas e o diretor da Fundacentro, Maurício Jorge Viana. As boas vindas a convidados, servidores e estudantes presentes foram dadas pelas desembargadoras Eneida Melo e Nise Pedroso.
 
Desembargadora Nise Pedroso, diretora da EJe, deu as boas vindas aos convidados, servidores e estudantes presentes
 
A palestra inicial ficou por conta do juiz do TRT-RN Edwar Abreu Gonçalves, que levantou alguns tópicos para serem debatidos. Lembrando as quase 3 mil mortes anuais causadas por acidentes de trabalho no Brasil (números da Previdência Social) e falando sobre sentimentos de pesar, perda, luto e sofrimento, o magistrado convidou a audiência para refletir sobre ações que podem efetivamente prevenir a ocorrência de acidentes laborais, assim como reduzir a incidência de doenças adquiridas no ambiente de trabalho.
 
A programação segue com a formação de novos painéis, tais como Direito Previdenciário Aplicado às Relações de Trabalho, por Juliana Teixeira Esteves (professora da UFPE) e a juíza Andréa Keust; Os Impactos da Terceirização nas Relações de Trabalho, com Rogério Soares de Almeida, coordenador do SINDIPETRO-PE/PB, Vanessa Patriota Fonseca, procuradora do MPT6, e Roberta Soares de Araújo, juíza do TRT-PE; e, encerrando o evento, Meio Ambiente do Trabalho e as Piores Formas de Trabalho Infantil, com o desembargador Paulo Alcântara, a procuradora do MPT6 Jailda Eulídia da Silva Pinto e o professor Humberto Miranda.
 
Homenagem
Aproveitando a campanha do Abril Verde, a Assembléia Legislativa de Pernambuco  prestou homenagem ao Getrin6, na noite da quarta-feira (26), em solenidade presidida pelo deputado Claudiano Martins Filho, a partir da proposta do deputado Rodrigo Novaes. O gestor do Getrin, desembargador Paulo Alcântara, recebeu a placa comemorativa, agradecendo a homenagem e lembrando a importância do Grupo no esforço de minimizar os índices de acidentes de trabalho na região. 
Desembargador Paulo Alcântara, gestor regional do Getrin6, recebeu na ALEPE a placa comemorativa ao Grupo 
 
O Getrin6 é constituído por representantes do TRT-PE, da PRT 6, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), da Advocacia Geral da União (AGU-PRF5) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS-NE). O grupo promove reuniões mensais a fim de encontrar soluções sobre diversos temas que envolvem o trabalho seguro.
 
Texto: Lydia Barros
Fotos: Elysangela Freitas
 
Veja mais imagens aqui.