Palestra Sofrimento Mental

No dia 30 de março, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin) promoveu a palestra “Sofrimento Mental no Trabalho: os conceitos de cargas e processos de desgaste”, com o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oscar Bandeira Coutinho Neto.

O evento aconteceu no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), no bairro do Torreão, Recife, e serviu como encontro inicial para os preparativos das ações a serem realizadas para marcar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – celebrado em 28 de abril.

28 de abril

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. A data, então foi definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças laborais. Nesse dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que, no dia 28 de abril, seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Download

SOFRIMENTO MENTAL NO TRABALHO: OS CONCEITOS DE CARGAS E PROCESSOS DE DESGASTE - OSCAR BANDEIRA COUTINHO NETO